segunda-feira, 22 de abril de 2013

LeYa oferece livros a utilizadores de transportes públicos


O dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, vai ser assinalado por uma iniciativa do grupo editorial LeYa em colaboração com os transportes públicos de Lisboa. Vinte mil livros serão distribuídos gratuitamente.


Os utilizadores dos transportes públicos da região de Lisboa, que usarem os serviços da Carris, da CP, da Transtejo e do Metro vão ser surpreendidos.

A LeYa vai estar amanhã (terça-feira) no interior dos transportes e nas estações das principais empresas atrás referidas a oferecer livros aos utentes, de forma a comemorar o Dia do Livro. O objetivo é sublinhar a importância da leitura, promovendo, em simultâneo, um contacto inédito entre a equipa que diariamente trabalha na criação de livros e na promoção de autores, e os seus leitores.

No caso da CP, os livros vão ser oferecidos dentro das próprias composições, entre as 08.00 e as 11.00 na linha de Cascais, Sintra, Azambuja e Sado. Na Carris, os passageiros vão ser abordados no interior dos veículos das carreiras 728, 736, 720 e 15E (elétrico), entre as 13.00 e as 14.00 e das 17.30 às 19.00. Quanto à Transtejo, os utentes podem contar com a presença dos colaboradores da LeYa nas salas de embarque do Terminal Fluvial do Cais do Sodré e do Terminal Fluvial do Terreiro do Paço, entre as 17.30 e as 19.30. Também os utilizadores do Metro serão surpreendidos com a oferta de livros entre as 13.00 e as 14.00 e entre as 17.30 e as 19.00 nas estações do Cais do Sodré e do Marquês de Pombal.

A iniciativa, que vai decorrer das 08.00 às 19.30, conta com uma seleção de 20 mil livros de todos os géneros literários.



Ora aqui está uma iniciativa de louvar, depois da grande desilusão que tive com a CGD que de uma forma vergonhosa pura e simplesmente não se disponibilizou para juntamente com a Saída de Emergência, oferecer livros gratuitos aos seus clientes com uma justificação lamentável  só não partilhei aqui a informação devido a ter sido devidamente comentada no grupo do FB, e com satisfação que vejo uma noticia destas :)

Aproveitam, quero ver se encontro, só espero não ir demasiado cedo :D

14 comentários:

  1. Parabéns por esta iniciativa :D de facto é de louvar...

    É pena não estar por esses lados nesse dia..:/ mas excelente partilha..

    Uma forma de aproximar pessoas (leitores/não leitores) dos livros..conhecer novos mundos..:D

    ResponderEliminar
  2. Olá miga,

    Por mais excelente que a mesma seja é injusta por não ser feita pelo pais todo, é a realidade ;)

    Muito mais interessante seria a promovida pela a SDE, ao menos chegava a todos ;)

    Mas sim louvo a iniciativa, ainda assim :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Bem, mas que bela iniciativa... tenho que ver se tenho oportunidade de passar por um desses locais. :D

    É pena o que aconteceu com a CGD e a SdE, ainda mais por na Caixa só se darem conta em cima do momento que afinal achavam que os livros podiam ofender os clientes... Ai, este país às vezes é tão triste.

    ResponderEliminar
  4. Olá P7,

    A iniciativa é excelente, mas nem de manha, nem al almoço nem ao fim da tarde, não vi absolutamente nada no Metro da Baixa Chiado e Campo Grande, seja como for, livros não me faltam e a iniciativa está excelente ainda assim ;)

    Pois é triste mesmo e nem sei a SDE acabou por efetuar alguma iniciativa, mas é mau demais o que a CGD fez....por acaso penso que até tem a ver que um livro que já li, *Myster Bentley o enrraba passarinhos* que nada tem de erótico, mas pronto

    Bjs e obrigado pela visita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mas no Metro era só nas estações do Cais do Sodré e do Marquês de Pombal... deixa lá, não perdeste nada. Fiquei com a sensação que a iniciativa podia estar melhor organizada.

      Eu usei um dos autocarros da Carris que estavam incluídos na iniciativa, no tal período das 13h-14h, e fui também ao Metro do Marquês. No autocarro não vi ninguém a distribuir livros, e no Marquês apanhei apenas um grupo de 4 colaboradoras da Leya a deixar a estação, muito antes das 14h. (Creio que já tinham distribuído os livros.) :S Achei que o Metro do Marquês merecesse uma rede de distribuição maior que apenas 4 pessoas, cada uma com uma malinha a tiracolo que devia comportar poucos livros, e que antes do horário de distribuição acabar já estavam despachadas... :S

      Pois, acho que os livros já estavam nas agências da CGD, portanto a SdE não deve ter feito nada. A ver se ao menos recuperam os livros. :/ O mais hilariante desta história toda é que alguns jornais online divulgaram os livros considerados ofensivos, um deles era o tal do Sr. Bentley, outro era um das Cast, que também nada tem de erótico, é um livro para adolescentes - mas parece que se fixaram na dedicatória do livro, que dedicava o livro a adolescentes LGBT - porque pelos vistos uma menção a uma minoria é automaticamente erotismo. :revira os olhos: E os outros dois livros citados parece que tinham meninas nuas na capa. xD

      Ou seja, nenhum dos livros é exactamente literatura erótica, mas este pessoal achou por bem olhar só para a capa, para o título ou para a dedicatória, e classificá-los como tal. Nem leram os livros. Nunca a frase "não julgues um livro pela capa" fez tanto sentido. xD

      Desculpa-me o testamento, mas estas notícias mais recentes sobre o assunto deixaram-me mesmo irritada. :/

      Eliminar
    2. Ois P7,

      Pois a intenção foi boa mas mal organizada.

      Quanto à iniciativa da SDE bem sem comentários mesmo e alias só levava o livro quem queria, só ficam mal e nunca pensei que fossem capazes de algo tão parvo, mas dai a ficar irritado ? Não vale a pena amiga, mesmo ;)

      Penso que vão devolver os livros é o minimo, ao menos aos autores se já pagaram, não sei bem como foi feito o acordo, seja como for foi triste.

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    3. Acho que vale a pena ficar irritada com os rumores de irem destruir os livros... que sentido faz? Custa-me ouvir dizer que vão dar cabo de... 12000 livros, não era? Só porque acharam que afinal os livros que lhes cederam para a iniciativa tinham conteúdo impróprio. Destruir livros não me parece a solução. :/

      Eliminar
    4. Olá.

      Diria revoltada, triste, irritada seria mais com o telejornal e as noticias que vemos todos os dias :D

      Mas sim compreendo perfeitamente a tua revolta e pronto irritação, o número segundo consta é esse mesmo mas pelo que percebi não vão ser destruídos.

      Não sei como o negócio foi feito, a ideia era excelente, ao menos chegava a todo o pais e mesmo assim só levava o livro quem queria, mas segundo penso os livros irão ser devolvidos pelo menos aos escritores (no caso do sr. Bentley), mas sem a certeza absoluta e à Editora.

      Triste mas já passou, quem sabe não venham a estar a bom preço na banca da SDE na feira do livro e mais uma vez só em Lisboa, ai ai :D

      Bjs

      Eliminar
  5. Olá amigo corvo. :)

    Também achei a ideia fantástica. Penso que era uma ideia excelente, para levar o gosto pela literatura a todos. :) Não fui uma das presenteadas com as obras que a Leya estava a oferecer, mas duas amigas minhas no Marquês de Pombal ainda tentaram receber uma obra, mas só uma delas teve sorte. Parece que a iniciativa não estava muito bem organizada, como a p7 diz, e estava mesmo muita confusão...

    Quanto ao que a CGD fez à SdE, penso que foi mesmo uma falta de respeito, tanto pela editora como pelos leitores, por no próprio dia desistirem da campanha, que como referes, iria ser um pouco por todo o país. Não oferecer as obras somente porque acham impróprias e ainda por cima afirmarem que vão destruí-las penso que não tem qualquer cabimento, até porque algumas obras nada tinham de literatura erótica, como referem. O máximo que podiam fazer, já que há última da hora se lembraram que afinal as obras não iam de encontro aos seus ideais, era voltar a enviar as obras para editora ou então doá-las a uma biblioteca. Agora destruir? Nem sei que diga deste comportamento...

    Beijinhos e boas leituras*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita bons olhos te vejam :)

      Isso mesmo a iniciativa é bem pensada, tirando ser só em Lisboa, mas foi mal organizada sem duvida, mas o que conta é a intenção :)

      Ora nem mais Rita não podia estar mais de acordo com as tuas palavras, mas penso que os livros não serão destruídos pelo que percebi, vamos ver, agora o que é pena é que cortaram as pernas à Editora para ter uma iniciativa bem pensada e que chega a todo o pais, triste :(

      Bjs boas leituras e tudo de bom com esses estudos ;)

      Eliminar
  6. É o Index!

    Eu consegui um livro sobre a 1ª República :D

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria,

    lol cheia de sorte ehehehe

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Ah e tal andei de transportes e não tive direito a nenhum! =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Deixa que livros não tem faltam e a feira do livro está á porta eheheh

      Bjs

      Eliminar