sexta-feira, 18 de abril de 2014

Tigana - A Voz da Vingança de Guy Gavriel Kay


Sinopse:

Num mundo ricamente detalhado, onde impera a violência das paixões, Tigana é uma terra que clama por vingança e justiça.


O príncipe Alessan e os seus companheiros puseram em marcha um plano perigoso para unir a Península de Palma contra os reis despóticos Brandin de Ygrath e Alberico de Barbadior, numa tentativa de recuperar Tigana, a sua terra natal amaldiçoada.

Brandin é um rei maquiavélico e arrogante, mas encontrou em Dianora alguém à sua altura e está cativo da sua beleza e charme. Alberico está cada vez mais consumido pela ambição, cego a todas as ciladas em seu redor.

Entretanto, o nosso grupo de heróis viaja pela Península, em busca de alianças e trunfos decisivos que podem mudar a maré da batalha a seu favor. Alessan está mais moralmente dividido que nunca, Devin já não é o rapaz ingénuo que era, Catriana apenas deseja redenção e Baerd descobre uma nova magia na Península. Conseguirá Tigana vingar a memória dos seus mortos? Ninguém consegue prever o fim nem as perdas que irão sofrer. Sacrifícios serão feitos, segredos antigos serão revelados e, para uns vencerem, outros terão forçosamente de tombar.

Opinião:

Nada como repetir o que comentei no primeiro volume:

Quanto mais livros leio deste autor, mais se confirma o porquê de estar no topo dos meus favoritos e mesmo que não o conhecesse, bastava-me ler este livro para ver que está acima da média de muito do que se publica actualmente no nosso país. 
Uma das coisas que mais gosto na obra de Guy Gavriel Kay é que os seus livros se baseiam em factos históricos, fruto de um resultado de muita investigação feita pelo autor, como por exemplo aconteceu no livro Os Leões de Al Rassan (ainda o meu preferido), onde a base do enredo se centra na ocupação Árabe na Península Ibérica.

Neste livro o universo é passado numa espécie de Veneza Renascentista, onde é acrescentado Politica, Religião e Magia. Temos ainda de um lado Vilões e do outro, claro, os nossos heróis, tudo isto parece cliché, mas o escritor tem muito mais para oferecer.

Outras das coisas que mais gosto no escritor são as personagens, quer as principais que são bem construídas, marcantes e complexas (quem não se recorda ainda de Rodrigo e Ammar) quer as secundárias que são bem aprofundadas e cativantes. A utilização de elementos fantásticos é bem feita, funcionando como uma mais valia.

Não querendo estar a revelar muito mais do que a sinopse já revela, a história é-nos apresentada pelos olhos de um jovem bardo, Davin D'Asoli, que ao presenciar um acontecimento, este muda a sua vida por completo. É das personagens mais cativantes do livro e que nos dá a conhecer o ponto de vista dos nossos amigos revolucionários. Por outro lado, vamos conhecendo o nosso vilão através de Dianora uma personagem que foi, em jovem, capturada pelos mercenários do Rei Brandim tornando-se sua amante, é igualmente uma grande personagem, cheia de segredos e que mostra que as mulheres terão um papel bastante relevante neste universo.

Depois de no primeiro livro, o ritmo não ter sido elevado, o que considero normal, uma vez que o universo foi-nos apresentado, dando-nos a conhecer as personagens que são devidamente aprofundadas, neste, já temos mais ação e mesmo com um fim previsível, acabou por ser um final bem conseguido, provando o escritor, mais uma vez, que basta apenas um livro para se escrever uma boa história.

Não sendo um livro de todo extraordinário, nesse aspecto acho os Leões de Al-Rassan muito mais livro pois praticamente não tem elementos fantásticos, ainda assim é um livro muito bom que recomendo sem reservas. Nada justificao ter sido dividido, mesmo que isso possa ser do interesse da editora, em nada ajuda quem lê, perdemos o fio à meada quando partimos para a leitura deste volume, demoramos a enquadrar bem certas personagens que são secundárias mas importantes. O livro não apresenta assim tantas páginas e por isso acredito que não esteja a vender muito bem, pois as pessoas acabam por esperar por um futuro pack, algo já habitual!

Para quem goste de um bom livro de fantasia, é sem duvida um livro de leitura obrigatória

41 comentários:

  1. Olá Corvo

    Bem pareceu que quando sair o pack vou ter de o comprar ;)

    Existem livros que divididos não interferem com o apreciar do livro, como por exemplo as Cronicas de Fogo e Gelo do George R. R. Martin, mas quase todos os outros ressentem-se da divisão e em muitos casos com resultados desastrosos como foi, infelizmente, o caso dos livros da Jacqueline Carey. Já para não falar nos pack's que todos já sabemos que vão sair mais cedo ou mais tarde. Acho que a SdE tem de repensar algumas das sua politicas editoriais.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Marco,

      Não tenho a menor duvida que vais gostar deste livro e é normal muita malta pensar como tu e sei bem o quanto queres bem a Editora, mas cada qual olha aos seus interesses, compreendo ;)

      Sem duvida e em especial em inicios de saga os livros de todo não devem ser divididos, pois pode levar muita malta a não perceber que o livro foi dividido e não chegam ao final de um ciclo digamos assim pois mesmo que o 1º livro não encerre definitamente uma saga, funciona mais como algo intrudotório, acaba por culminar com uma fase digamos assim, mas nem os seguintes o devem ser :D

      Sabes que já me prenunciei sobre isso, agora a Editora que conclua por si se é de manter esta aposta ou não ;)

      Abraço e boas leituras em especial de FC :P

      Eliminar
  2. Olá, amigo Corvo! Adorei a resenha e, principalmente, a sua sinceridade. Eu acho que a editora, ao dividir o livro em dois, prejudicou muito a imersão dos autores na trama de Tigana.

    Aqui no Brasil também a obra foi dividida e não tive paciência para tamanha burrada e comprei, como vc já sabe, a edição original.

    Estou louca para ler Os Leões de Al-Rassan, sempre vejo/leio comentários iguais ao seu sobre o livro.

    Bjos e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga Cassi,

      Sim se tens essa facilidade de poder ler na versão original é de aproveitar pois é bem melhor e claro se não acho bem dividirem os livros tenho que o dizer, neste caso manifestamente não faz sentido, mas isso depois acaba por se reproduzir nas vendas penso ;)

      Nossa Os Leões de al Rassan vale muito a pena se poderes lê que vais ficar a admirar ainda mais o escritor :)

      Bjs e boas leituras tambem :D

      Eliminar
  3. Oi Fi,

    parabéns pela resenha,aumentou ainda mais a minha curiosidade sobre esse livro, mas só vou comprar quando os dois volumes forem publicados aqui no Brasil.

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga Amanda,

      Fazes bem e quem sabe não façam um pack e vendam os dois livros pelo preço de um, como se diz por cá, "ser paciente é uma virtude" :D

      Bjs e boas leituras e que tal esse Fiacha ? :D

      Eliminar
  4. Neste momento não estou muito virado para a fantasia e o facto de estar dividido também não ajuda muito, mas fica registado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois José,

      Compeendo perfeitamente, se um dia te virares para a Fantasia este escritor vale mesmo a pena e quanto ao ser dividido, ainda fazem um pack com os dois pelo preço de um lol, nunca se sabe mas não era nada de estranhar :D

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  5. Ui devia ter visto mais cedo :o Acabei de fazer uma encomenda de livros :( andava a desesperar para encontrar o 4º e 5º da encomenda (mando vir 5 para diluir os portes)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cata,

      lol o importante é comprares livros, faz bem à saude eehehe, e fica registado para uma próxima, se estiver numa onda de fantasia ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá amigo Fiacha,

    mais outro livro para a minha lista! Estou à espera do pack. Já estive para comprar o primeiro, mas depois optei por outro, por isso o mais certo é esperar pelo pack mesmo.

    É como dizes, não se justifica estar a dividir um livro com cerca de 600 e tal páginas, para cada livro ficar com 300 e poucas. É o dobro do dinheiro e perde-se o ritmo de um para o outro. E quem leu antes do segundo estar editado, teve de esperar por ler a segunda parte da história, o que acho completamente ridículo. Este adjetivo caracteriza a minha opinião sobre as divisões de todas as obras e especialmente daquelas onde não se justifica. Acho muito bem que tenhas mencionado isso na tua opinião que é para todos ficarem a saber que os leitores não apreciam. Muito bem! Excelente opinião =)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria,

    Sei que irás apreciar e gostar muito destes livros mas compreendo que prefiras aguardar pela saida eventual de um pack e se poderes investe nos Leões de Al Rassan, já o vi a 5€ em vários locais é uma questão de sorte ;)

    Não justifica, por mais razões que se encontre para o leitor não faz qualuer sentido...facto ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  8. Olá Fiacha

    Sem duvida que é um livro para ler.
    Já tenho o primeiro livro, mas vou esperar mais um pouco. Pois quero ler primeiro a trilogia "Tapeçaria de Fionavar", eu sei que é inferior, mas estou super curioso.

    Concordo contigo quando dizes que não deve estar a vender bem. Uma das coisas que me faz concordar é o facto de ter aparecido tão rápido na Promoção 2=3. E a SdE agora é raro ir rodando livros.

    Talvez acordem e percebam que divisões em excesso e mal pensadas não resultem, e o Marco Lopes deu um exemplo muito bom, o da Jacqueline Carey.

    É bom que voltem apostar em Guy Gavriel Kay (coisa que já começo a ter receio, se vender mal, mais uma data de anos a espera de outro livro).

    Abraço.

    [by Finisterra]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Finisterra,

      Se tens o primeiro entao vale a pena esperares um pouco que o 2º volume deve surgir na promoção na compra de 2 leve 3, aproveitas e compras Dan Simmons :D

      E ai está um sinal que não deve estar a vender tão bem ;)

      Este escritor não engana e merece que continuem a publicar mais livros sem duvida e tem muita coisa boa, pelo que sei ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  9. Oi, Fi!

    Do GGK já li a Tapeçaria de Fionavar e gostei, por isso não posso deixar passar este Tigana, assim que puder $er. Para já, estou a degustar o #2 da Kushiel! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Barroca,

      É o seu trabalho mais fraco que li dele, a Tapecaria de Fianovar, ainda assim gostei de ler sem duvida, mas não tem o nível quer deste Tigana, quer acima de tudo dos Leões de Al Rassan que te recomendo sem reservas um liro fantástico ;)

      Ai estou super curioso por saber a tua opinião e verás o porque de não fazer sentido a divisão desse primeiro volume, pois chegas ao final e é sem duvida um ciclo que se fecha.

      É das escritoras que mais pena me dá não ver mais livros dela publicados, tal como a Robin Hobb :)

      Bjs e boas leituras da parte do corvo Casseline :D

      Eliminar
  10. Olá Fiacha
    E eu que adorei os leões de Al-Rassan e avaliar pela tua opinião tenho a certeza que vou adorar este também. Pena a editora não perceber que prejudica a obra do escritor a dividir livros. Só tenho intenção de ler o Tigana quando tiver os dois livros em minha posse. De outra maneira não vou ler o primeiro volume para depois ficar feita palerma a olhar para o livro porque acaba sem mais nem menos. E pensar que por dois livros damos mais de 30€ quando se fosse um só era 20€. Isto já enjoa. Como é lógico tu não tens culpa tu divulgaste o livro e muito bem. Obrigada.
    Está estão na lista ainda vou pensar se compro ou leio o que tenho em inglês. Já comecei a ler o meu primeiro livro em inglês. Gostei tanto da trilogia do Mágico Negro da Trudi Canavan que ganhei coragem e comecei a ler o primeiro volume de traitor Spy Trilogy que é o seguimento da trilogia do Mágico Negro. Não me estou a safar mal não entendo na perfeição mas entendo um pouco. Já era altura de ganhar coragem visto que tenho cá tanto e com tanta qualidade para ler e sem divisões.
    Amigo lê a trilogia do Mágico Negro vais gostar.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga lince :D

      Sim vais gostar sem duvida, é Gavriel é bom e este livro é mais uma prova disso, embora como já tenha refefiro Os Leões de Al Rassan é mais livro :)

      Penso que a Editora mais cedo ou mais tarde irá perceber o erro, se em tempos possa ter feito sentido nesta altura já não faz muito, ainda assim há muita coisa que fico contente que seja publicado por cá mesmo que dividido, mas é tempo de mudarem na minha modesta opinião e pelo que percebo na greande maioiria ;)

      Olha é sempre uma mais valia ler em Inglês, só tens a ganhar e vai treinando sim que qualquer dias és especialista e qualquer duvida recorre ao pequeno lince eheheh....tenhoum livros dessa escritora para ler, mas ainda não li :D

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  11. Fiacha este teu espaço vai acabar por ser a minha desgraça!!!!! A minha lista de fantasia esta a aumentar exponencialmente... LoL

    Estive com estes livros na mão há muito pouco tempo e acabei por não comprar por estarem divididos... Como já sei que mais tarde ou mais cedo vai acabar por haver um pack, prefiro esperar e poupar alguns euritos...

    Ainda não li nada deste autor, mas já vi opiniões muito boas em relação aos livros e estou bastante curiosa para experimentar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cristina,

      lol não me asssustes eu quero é que a malta se sinta bem por cá, se ajudo a que leiam livros que gosto fico contente e claro com enorme vontade de ler as vossas opiniões :D

      Ora nem mais, sempre se poupa uns trocos sem duvida, nada como ser paciente :)

      Se poderes lê Os Leões de Al Rassan livro que volta e meia de encontra a 5€, já o vi várias vezes, um livro extradinário só te digo, dos poucos livros que já reli ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá meu amigo,

    Eu ainda nem li o primeiro volume, que ganhei num passatempo da SDE no face, nem quando vou conseguir arranjar o segundo e só fazes elogios,ai.
    Eu arranjei o livro dos Leões de Al-Rassan numa troca parece saído do lixo, mas sempre dá para ler.
    Parece que é um autor a seguir, pergunto-me é como arranjar tempo para ler tantos livros bons.
    Por incrível que pareça nem sabia que já tinha saído o segundo volume, ando mesmo dsitraída.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Ois Angelina

    Recordo-me perfeitamente quando ganhaste o primeiro volume foi uma boa iniviativa que a Editora teve no Face e que devia repetir mais vezes sem duvida.

    Sei que tens muitos e bons livros da SDE por ler, arranja tempo e lê bons livros que vale bem a pena em especial este escritor e os romances históricos que tens da Editora ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  14. Olá Fiacha,


    Eu vou ser sincera, não gosto do G. Kay, o enredo é trapalhão, dá a ideia que ele se perde no meio dos personagens, não gosto do estilo, não gostei do Tigana,
    nem de outros que comecei a ler no kindle. A Luisa mandou-me os Leões de El Rassan, vamos ver se mudo de ideias, mas não comprei mais nada dele, estou a comprar aos poucos as trilogias todas da Hobb, falta a do Filho do soldado e um ou outro soltos. São todos fantásticos. Eu quando não gosto não digo nada, tu é que pediste

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Elsa,

      Agradeço e muito o teu comentário, acho muito bem que se tem opinião contraria à minha o digam, não temos que estar sempre de acordo, por exemplo muita gente venera Tolkien e não atino com a sua escrita, tal como S. King.

      Mas não desistas e lê esse que a Luisa te enviou, talvez venhas a gostar pois o livro é muito bom mesmo ;)

      Ena isso é que eu adorava que publicassem mais por cá, livros da Robin Hobb, mas tão depressa não vejo ser possivel, espero que comentes no teu blog e me avises para ver :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Olá Fiacha
    Gostei bastante do teu comentário, muito embora acho que não o irei comprar, talvez alguém me empreste um dia ** assobio** (conheço alguém que costuma assobiar assim!!) :D
    da SDE, penso que irei apostar no pack do Dan Simmons, deixou-me muito mais curiosa :)
    Mas reconheço que deva ser um bom livro pelo que comentas.
    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Estás à vontade é só pedires, desde que depois partilhes a opinião no teu blog *assobio* eheheh

      É um bom livro sem duvida, em especial para quem goste de Fantasia, mas Dan Simmons reconheço é bem melhor n meu entender ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Adorei este livro. Fiquei fã deste autor.

    ResponderEliminar
  17. Olá ^_^
    Ora aí está um livro que quero muito comprar. Tenho lido excelentes opiniões acerca do autor e destes livros. Parece-me uma excelente aposta e que vou descobrir uma bela surpresa :) Parabéns pela escolha..:D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga,

      Sem duvida que é um livro que ter irá agradar e que vale a pena teres na estante e caso queiras posso emprestar na boa ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  18. Ola Fiacha!

    Politica, Religião e Magia, gosto! =)
    Fiquei muito curiosa para ler Tigana, mas vou esperar que haja um pack para comprar.
    O Livro que vai já para futuras compras é mesmo Os Leões de Al Rassan, este não conhecia e parece-me muito interessante.

    Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cátia,

      Adoro este escritor e em especial o seu livro Os Leões de Al Rassan, fiquei muito contente quando soube que Tigana ia ser publicado e é sem duvida um excelente livro, pena a divisão mas acredito que se fizerem pack as vendas disparam e bem merece o escritor ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  19. Olá Fiacha!

    Ainda nem li o primeiro, mas estes dois livros são, de certeza, aposta de um futuro próximo! :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Fazes muito bem, quem sabe um dia não estarão à venda em forma de pack, não tão cedo mas um dia ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  20. Olá migo,

    Continuo sem conhecer o escritor, mas sempre que leio um comentário teu a algum livro seu, a curiosidade ganha um novo ímpeto e apetece-me ler já já :) O Tigana intriga-me, mas provavelmente vou por ti e começarei pelo Os Leões de Al Rassan, a ver vamos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Miga,

      Fazes muito bem e tenho a certeza que vais adorar, aposto o meu ouro que é pouco lol :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  21. Olá, Fiacha!!

    Comentário que me deixou só com MAIS vontade ainda de ler esse livro. Tem tantos na lista. Mas ele pretendo ler ainda esse ano!

    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amigo Henrique,

      Sei que estou em falta no teu blog, que gosto muito mesmo, mas logo que der estou lá ;)

      Compreendo sem duvida que é um dilema as próximas leituras, este vais gostar, apenas achar pouca piada a divisão dos livros (penso que fizeram igual por esses lados), mas vale a pena ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  22. Ai …. acabei de ler o segundo volume e só me apetece matar o Kay, que nervos!

    Depois de passar quase todo o livro chateadíssima, porque não estava a sentir nada por nenhuma personagem, ou seja, os acontecimentos passavam por mim como se nada fosse... e sem conseguir tirar da cabeça o que senti quando li "Os Leões..".... não é que já no quarto final do livro começo a gostar de uma certa personagem, pela sua evolução… e o Kay no fim decide matá-la? Raisparta o homem!

    O livro não é nada mau, bem pelo contrário, tem todos os ingredientes certos, e a escrita é fluída, agradável, e com várias "camadas" nas relações entre as personagens, por exemplo. Tudo como eu gosto! Acho que o livro (os dois volumes), como um todo, vale a pena. Tem algumas cenas que me irritaram um bocado, porque me soaram forçadas ou com pouco sentido, mas isso eu sinto em quase todos os livros do género (como as sagas do Fitz ou da Phèdre, por exemplo). E este está, por exemplo, na minha opinião, uns furos muito, muito acima da trilogia de Fionavar, que quanto mais penso nela menos sentido faz, para mim
    Mas não sei o que falhou para eu não me entusiasmar. :(
    É certo que o facto de não me conseguir desligar do "Leões..." não ajudou nada. Também pode ter sido por estar com as expectativas lá no alto...
    Isto porque na altura em que a SdE publicou o "Leões..." muita gente se queixou da escolha, referindo o "Tigana" como a sua melhor obra, mas, para mim não resultou. Não posso dizer que tenha detestado o livro, ou que não o recomende.

    Mas desiludiu-me. E quando, finalmente, já quase no fim, estava a começar a gostar mais um bocado, e as coisas começaram a fazer mais sentido... záz, vem o Kay armado em George R. R. Martin!
    Repito: só me apetece matá-lo!

    E já que estou a reclamar, porque é que no primeiro volume tivemos direito a um mapa tão giro nas traseiras da capa a e contracapa, a cores, e no segundo não? Já sei que isso deve ficar caro, e já conhecíamos o universo, e tal... mas caramba, pagamos por dois livros independentes! Fiquei como um puto a quem tiraram o chupa-chupa! Lol

    Bem, vou parar de resmungar e ver o que vou ler a seguir, talvez mudar de género, para a trilogia do David Liss ;)

    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga Stark,

      Como eu te compreendo alias no comentario sempre disse que os Leões de Al Rassan são muito mais livro do que este e bolas havia necessidade o terem dividido ? Só perdem no final de contas ;)

      A Tapecaria lê-se bem mas não tem nada a ver é muito mais juvenil, ainda assim deu-me prazer mas não tem o nível dos Leões :D

      lol essa do mapa é bem verdade, pagamos os livros independentes ehehe.....e diz-me lá que já não me lembro qual foi a personagem que morreu ? :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  23. Boas!
    Sim, essa história da divisão foi uma palhaçada, e para mim é uma espécie de "gota de água" no que às divisões diz respeito. Parece qua andam a gozar com o povinho. E o povinho deixa, que é o pior.
    Da próxima vez que sair uma divisão vou saber ao certo quantas páginas terá cada livro (espero o que for preciso pela saída do segundo), e aí vejo se a divisão se justifica ou não. Estou farta de ser totó, e não ando a roubar carteiras. ;)

    Em relação à morte que me chateou, respondo-te por pm no face, para não spoilar ninguém. :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar