segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Mares de Sangue Volume II Nobres Vigaristas de Scott Lynch


Sinopse:

Após uma batalha brutal no submundo do crime, o golpista Locke Lamora e seu fiel companheiro, Jean Tannen, fogem de sua cidade natal e desembarcam na exótica Tal Verrar para se recuperar das perdas e feridas. Porém, mesmo no extremo ocidental da civilização, não conseguem descansar por muito tempo e logo estão de volta ao que fazem de melhor: roubar dos ricos e embolsar o dinheiro. Desta vez, eles têm como alvo o maior dos prêmios, a Agulha do Pecado, a mais exclusiva casa de jogos do mundo, onde a regra de ouro é punir com a morte qualquer um que tente trapacear. É o tipo de desafio a que Locke não consegue resistir... só que o crime perfeito terá que esperar. Antigos rivais dos Nobres Vigaristas revelam o plano a Stragos, o ambicioso líder militar verrari, que resolve manipulá-los em favor de seus próprios interesses. Em pouco tempo, a dupla se vê envolvida com o mundo da pirataria, um trabalho inusitado para ladrões que mal sabem diferenciar a proa da popa de um navio. Em Mares de sangue, Locke e Jean terão que se mostrar malabaristas de mentiras, enganando todos ao seu redor sem a mínima falha, para que consigam sair vivos. Mas até mesmo isso pode não ser o bastante...

Opinião:

Depois de tanto divulgar o primeiro livro da serie, de tudo fazer para que fosse por cá publicado, acabei por ter que me render à evidencia, o livro não vendeu e para meu desespero não mais se publicou livros deste escritor, algo que sinceramente me custa imenso, mas sobre isso estou farto de comentar, o que é bom não vende (sei que é subjectivo, mas baseio-me no meu gosto pessoal).

Mas quis o destino que de forma fácil tive acesso a ler a continuação das aventuras dos nossos amigos Nobres Vigaristas, atraves de formato digital, sendo assim não tive duvidas qual seria a minha estreia a ler nesse formato, mesmo que lido em pt / br, e não me arrependo, pois estamos na presença de mais um excelente livro do escritor, ao nível do anterior e que faz com que este seja um dos meus escritores favoritos de sempre, assim a serie continue.

Só tive pena de não me dar a 100% com o Kobo pois fico com a sensação que ao ler muito tempo fico com dores de cabeça, mas gostei da experiência, a repetir seguramente.

Quanto ao livro, penso que foi comentado recentemente aqui no blog, no primeiro volume As Mentiras de Locke Lamora, tudo o que de bom os seus livros tem para oferecer, pelo amigo Nuno Ferreira autor do excelente livro A Espada que Sangra, logo só posso confirmar que este livro está ao nível do anterior.

Com um enredo fantástico, provando que não é necessário um universo muito amplo para escrever um bom livro, uma escrita que nos vai prendendo do inicio ao fim e com personagens que nos seduzem, nos cativam, enfim mais uma pérola que todos deviam ler.

E depois como sempre não podia todo este espetáculo culminar com um final de nos deixar de queixo aberto, fantástico, isto vai mesmo até à ultima folha.

Gostei muito da personagem Zamira, acredito que ainda venhamos a saber mais sobre a mesma, tal Requin :)

Agora é esperar que o próximo saia em breve em terras de Vera Cruz, será uma leitura com total prioridade ;)


32 comentários:

  1. É uma pena quando gostamos muito de uma série e percebemos que já não a vão publicar mais na nossa lingua. Temos o brasileiro, mas não é o mesmo... Ainda há uns dias uma amiga minha me falava de uma série que ela acompanha e que se apercebeu que não anda a ler os livros pela ordem certa. Parece que a editora foi publicando os livros sem respeitar a ordem da série... já não me lebro de que serie ela falava, mas disse que se aoercebeu quando apareceu um personagem supostamente novo, de que ela já se lembrava doutro livro. Enfim...

    Seja como for, os vossos comentários a esta série têm-me despertado o interesse. Não será uma leitura para breve, mas ficam registadas as sugestões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Sofia Isabel (ehehehe)

      Olha esta e das sagas que mais me custou ver que deixaram de publicar, é uma facada que nem imaginas, pois se é verdade que o primeiro livro se lê bem de forma independente, ficam as pontas todas devidamente atadas, depois de um final daqueles é cruel ficarmos sem saber o que irá acontecer a seguir.

      Por acaso dei-me bem em ler na versão pt / br, estranhasse um pouco mas ao menos não fiquei pendurado :D

      Não por mim que estou a ler, mas por todos aqueles que ficaram pendurados e só conseguem ler na versão portuguesa, era bom que fosse feito alguma serie, é um grande escritor e dos meus referidos acredita

      bjs

      Eliminar
    2. Há um tempo descobri uma série policial que também me deixou curiosa e acabei por comprar o primeiro livro. Depois descobri que não traduziram os restantes... E ainda não encontrei em pt-br, só mesmo em ingles... Estou pior que tu, mas percebo bem que não é agradavel...

      Estranha-se um bocado ao inicio. Há um ano atrás fiz uma maratona so da Agatha Christie e li tudo em ebook pt-br. Leu-se bem, fiquei a saber a história e o melhor é que ficou barato.

      Tenho que experimentar. No outro dia ainda fui ver o preço do primeiro livro e é carote. Mas quem sabe, não vem cá para casa ainda :)

      Eliminar
    3. Olha desejei tanto este livro que estive para o mandar vir do Brasil, até já tinha quem se disponibiliza-se para o enviar, mesmo sabendo que os portes ficavam mais caros que o livro, mas depois tive a sorte de me oferecerem o Kobo, explorei um pouco esse universo e não é que arranjei o livro ? Nem olhei para trás foi logo a minha primeira escolha ;)

      Como digo até se lê bem, é habito, não estranhei assim tanto e antes isso que não saber mais nada...e há ai outras series, como a Roda do Tempo do Robert Jordan e muitas outras que é realmente muito cruel deixar os leitores pendurados mas pronto.

      Agora recordaste-me uma escritora que tenho muitos livros por ler, a Christie, ate era bom para variar um pouco ;)...sim mais barato, sem duvida :D

      Já o vi a 5€ na feira do livro ou 8€ se não me engano, VALE MESMO A PENA ;)

      Eliminar
    4. Tão barato! Então vou esperar, pode ser que apareça em algma feira do livro por cá...

      Se quiseres livros da Christie, já sabes onde os ir buscar :) Na altura da maratona ainda li 9, se não me engano. Valeu a pena :)

      Também penso como tu, mais vale ler em br do que não ler de todo. E há alguns livros que também gostava de continuar a ler, mas que acho caros e que não vou dar dinheiro por eles. É o caso da Nora Roberts. Ando a ver se arranjo uns ebooks dela que quero ler

      Eliminar
    5. Olha e penso que o vi no recente Forum Fantástico, mas pronto fica combinado na altura da feira do livro de Lisboa que caso não possas vir (sei que não é facil) e eu o vir posso comprar-te e depois envio-te, não deixes passar ao lado este grande escritor.

      Olha até o Nuno adorou e sei que ele é exigente eheheeh, ficas bem servida :D

      Sim eu gosto da Christie, adorei o livro "As Dez Figuras Negras" muito bom mesmo

      Olha só li um da Nora Roberts "Dama Negra" isto hoje anda para o negro lol, e fiquei surpreendida se pensas que o enredo é na base do romance, puro engano é secundario e uma mais valia, gostei ;)

      Eliminar
    6. Então combinamos assim. Se entretanto o encontrares, já sabes :) Aqui já só se deve fazer feira do livro na pascoa...

      Ainda não li esse da christie. Mas se fores às etiquetas do meu blog está lá uma que diz mesmo maratona agatha christie e ves logo quais já li.

      Eu sei que a Nora Roberts engana. Nem sempre escreve coisas romanticas. Eu li o Irmãos de Sangue e adorei o suspense à volta do livro. Só que custa-me muito dar 16 euros por cada livro da trilogia...

      Eliminar
    7. Ok se entretando não arranjares eu depois se o vir compro e enviou-te ;)

      Para mim foi o melhor que li dela, alias dos melhores policiais que li até hoje ;)

      Sem duvida, é mais um estilo Dan Bronw :D.....epa por isso eu dizer que o digital abre tantas portas :P

      Eliminar
    8. Ok, se o encontrares barato estás a vontade. É só avisares-me que compraste, quanto custou e quanto ficam os portes. Tens carta branca :)

      Eu adoro a Christie. Ainda pensei que me fosse aborrecer durante a maratona mas, apesar de encontrar semelhanças na forma como o Poirot conduz as investigações, conseguiu surpreender-me sempre. Tenho que experimentar a série da Miss Marple.

      Não diria que o estilo é parecido com o Dan Brown, mas percebo o que queres dizer. Quando li o Irmãos de Sangue, estava a espera de ler um romance meloso, mas isso não aconteceu. Aliás, a componente romantica da história deixou muito a desejar... Aconteceu tudo muito rápido e pareceu um bocado forçado. Acho que já te devo ter dito isto... Mas o suspense e o terror que a história tem está muito bom. É só por isso que gostava de ler o resto da série, mas custa-me a dar 16 euros por livros que não me chamam assim tanto a atenção. Estás a perceber? Por isso é que ando à procura do ebook (que em pt-pt custa 12 euros cada livro, se não me engano, e realmente por esse preço compro o livro como já se está mesmo a ver) ou então que apareçam pelo menos a metade do preço - que também está dificil de acontecer. Enfim!! Ah! ainda não li nada dela sob o pseudónimo de J. D. Robb mas já me deixaram com uma ideia um bocado negativa...

      Eliminar
    9. Combinado, eu depois combino contigo quem sabe não encontre outras boas oportunidades a 5€ por exemplo ;)

      Tenho que voltar a ler essa escritora, não é por acaso considerada a mestre dos policiais :D

      Eu achei um pouco parecido mas só li esse...tenho lá mais a corva gosta do que tem lido, logo é arranjar tempo para ler....e tenho comprado a 5€ na feira do livro eheheh

      Mas penso haver em digital mais acessível, digamos :D

      Eliminar
    10. Bem eu estou a ver que tenho mesmo que magicar uma forma de ir a feira do livro de lisboa... Encontrar Nora Roberts a 5 euros não é todos os dias. Mas sim, se encontrares mais algumas coisinhas porreiras, já sabes :)

      Eliminar
    11. Mais que os livros, penso que terias uma tarde de bom convivo isso é para mim o que mais gosto na feira do livro, mas sei que para ti não é fácil :)

      Já reparaste que com 20€ podes ter 5 livros da SDE...na compra de 20€ receba um grátis :D...tens é depois os portes :P

      Eliminar
  2. Bem, como ainda nem o primeiro li nem me vou atrever a ler a sinopse deste ;P, mas pela tua opinião parece ser tão bom como o primeiro hehe. E já vi que isto é uma série que irá ter 7 livros, ainda tenho tempo para a descobrir :)

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Aqui está um nome que deves mesmo fixar e descobrir, até o nosso amigo tio Barreiros o recomenda, vamos ver se não entra no seu top 10 de escritores de fantasia, é muito bom mesmo vai por mim, não deixes passar ao lado mais um grande nome ;)

      E podes ler, mesmo que soubesses algo sobre o enredo, eu por acaso soube uma cena do livro seguinte, a forma como depois o autor chega lá é fantástica ;)

      Abraço e viva o SLB :D

      Eliminar
  3. Olá Fiacha,

    Em poucas palavras, este é o meu escritor favorito tal como Juliet Marillier.

    Esta até agora trilogia dos Gentlemen Bastards é genial. A trama é brilhante, os personagens mesmo os secundários são magníficos, a escrita é perfeita, sem falhas.

    O mundo criado por Lynch é, imo, insuperável. Tudo nele é perfeito.
    As Mentiras de Locke Lamora foi um livro inesquecível, o 2 melhor que o 1 e o 3 melhor que os outros dois.
    O que mais posso dizer, a imaginação dele supera qualquer espetativa, é inigualável.

    Na categoria de Fantasia ele é,para mim, o Melhor. Excecionalmente Bom, genial mesmo.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Elsa,

      Estou totalmente de acordo contigo, é tal como a Juliet Marillier, mas escritores bem diferentes, muito bons do melhor que há a nível de fantasia, ai está um excelente resumo do que este escritor é ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Boas!!!
    Bem, eu confesso que não aguentei a curiosidade e já li umas 20/30 páginas do Mares de Sangue. :p E com este comentário com mais vontade fiquei de o devorar, mas vai ter que esperar um bocadinho, até porque tenho de ler ainda umas coisas antes de me entregar a esse, e o tempo também não tem sido muito.
    Para mim o Scott Lynch foi a minha surpresa deste ano de 2014.

    ResponderEliminar
  5. Saudações :D

    Ora aqui está alguem que tem as leituras todas devidamente organizadas, bom sinal eu nem sei bem o que vou ler em formato físico :)

    E vais gostar tenho a certeza, mais um livro muito bom ;)

    Sim quando o li pela primeira vez também pensei o mesmo, este não engana :D


    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos tento, tenho sempre uma listinha mental xD

      Eliminar
  6. O Lynch nunca deixa ninguém ficar mal! ;)
    Adorei o comentário, amigo Corvo!
    Só uma questão: quando falas em final... este volume pode também ser lido como stand alone, como o primeiro, ou ficamos "pendurados" para o seguinte? ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Stark

      Nem mais, é sem duvida um escritor muito talentoso e como referi este 2 livro não fica atrás do livro anterior e as pontas ficam devidamente atadas, tranquila.

      Agora ficas é com muita vontade de saber o que se segue eheheh

      Bjs e boas leituras e aquilo no reino do dragão é que foi heim, muito bom :D

      Eliminar
    2. lol. Tu és demais... Mas sabe bem, sabe.
      É como te disse uma vez, ser moura e morar no Porto geralmente é tortura, por isso quando as coisas se invertem tem muita piada. :)

      E sim, de certeza quando ler o segundo do Lynch, vou querer o terceiro, está-se mesmo a ver. :D

      Eliminar
  7. Olá amigo
    Desculpa a demora. Mas tem dias/semanas complicadas por vezes.
    Em primeiro queria dizer-te que fiquei zangada contigo. Li a sinopse do livro e tem lá prêmio e não prémio. Eu sei que o livro é em brasileiro. Mas nós não. E na nossa língua é prémio. Devias ter alterado (opinião minha).
    Em segundo, como sabes eu não li As Mentiras de Locke Lamora. Nem tenho intenção de ler visto que não tem continuação. Não sou tão selectiva quanto tu a ler em brasileiro. Como tenho os títulos até agora editados em inglês será esses que vou ler (quando ganhar coragem). E como não somos todos iguais e ainda bem tu adaptaste-te bem em brasileiro. Percebi que ficaste fascinado com o livro. E isso é que é importante.
    Por último talvez precises de ajustar o brilho do Kobo. Faz isso e depois diz se te sentes mais confortável.
    Beijinhos :

    ResponderEliminar
  8. Olá amigo
    Desculpa a demora. Mas tem dias/semanas complicadas por vezes.
    Em primeiro queria dizer-te que fiquei zangada contigo. Li a sinopse do livro e tem lá prêmio e não prémio. Eu sei que o livro é em brasileiro. Mas nós não. E na nossa língua é prémio. Devias ter alterado (opinião minha).
    Em segundo, como sabes eu não li As Mentiras de Locke Lamora. Nem tenho intenção de ler visto que não tem continuação. Não sou tão selectiva quanto tu a ler em brasileiro. Como tenho os títulos até agora editados em inglês será esses que vou ler (quando ganhar coragem). E como não somos todos iguais e ainda bem tu adaptaste-te bem em brasileiro. Percebi que ficaste fascinado com o livro. E isso é que é importante.
    Por último talvez precises de ajustar o brilho do Kobo. Faz isso e depois diz se te sentes mais confortável.
    Beijinhos :

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Lince,

      É assim mesmo a dar na cabeça ao corvo e muito bem aceite a tua critica muito bem fundamentada :D

      Ganha coragem para ler este escritor, está muito acima de muito do que temos lido, este é bom não engana ;)

      Sabes que estas tecnologias ainda sou um pouco azelha, mas vou seguir a tua sugestão, tenho que ver, obrigado pela dica :D

      Bjs e vens sempre muito a tempo minha amiga ;)

      Eliminar
  9. Fiacha!!!

    Só agora pude vir comentar =)

    Aqui está uma das opiniões mais esperadas do ano eheh! E uma boa opinião, que mostra oquanto gostaste da história e o quanto sofreste pelas personagens!

    Com um final daqueles, é só ficar ainda mais ansioso por esperar o próximo! E vai ser outra fantástica aventura e excelente leitura =)

    O Locke e o Jean estão novamente fantásticos, cheios daquela manha tão característica a este par de amigos. Mesmo nas mais terríveis circunstâncias, ambos estão sempre cheios de estilo. Houve momentos em que, mais uma vez, fica-se com aquela tensão sobre o que será que vai acontecer! Aquela parte em que o Jean ameaça o Locke lá no pontão, como no prólogo...logo o início do livro é cheio de mistério =D

    Agora, é ver o que acontece com os nossos amigos...com o Locke em especial, depois daquilo que lhe aconteceu... coitadinho!

    Muito bem, vi que gostaste muito e isso deixa-me contente =) o que referes do Kobo é algo que me assusta um bocado com a leitura em e-book e um dos motivos por que ainda não apostei na compra de um.

    Gostei muito =D

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  10. Ois lamora :D

    Sem duvida que o Kobo veio dar uma grande ajuda sem ele não teria acesso a algo que sempre desejei tanto e mais a mais a ler os teus comentários sobre os livros.

    Sem duvida que este livro mostra mais uma vez o talento e a qualidade do escritor, Lynch é GRANDE ;)


    Vens sempre a tempo e ansioso para que o seguinte seja publicado no brasil :D


    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  11. Também já tenho o ebook e a ver o leio em 2015 pois gostei bastante do primeiro livro =)
    e realmente é uma pena que a SdE não tenha continuado a apostar no Lynch
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Tita,

      Acho que fazes muito bem, o melhor que posso dizer é que está ao nível do anterior, logo vais gostar ;)

      Bjs

      Eliminar
  12. Olá, amigo Corvo! Pensei que eu já tinha comentado aqui. rs Bom saber que o pt-br não atrapalhou. No começo, ler no Kobo causa um pouco de desconforto sim, mas já já vc se acostuma.

    Sobre o livro em si, bom saber que agradou. Eu também gostei muito da Zamira e espero vê-la em outros livros da série. Adorei a interação do Locke e do Jean. Espero que o terceiro não demore a sair aqui e que você goste tb. Quem a editora aí se anima e volta a publicar os livros do Scott? Boas festas e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      Não sei porque mas o primeiro comentário volta e meia não publica e as pessoas podem pensar que já o fizeram :D

      Assim espero, tenho que me adaptar ao Kobo e talvez mudar um pouco o brilho quem sabe ajude :)

      Maravilha este livro, manteve o nível do anterior o que por si só já é fantástico :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar