quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O Deserto dos Tártaros, de Dino Buzzati




Sinopse (copiada do Goodreads):

Uma das obras-primas da literatura mundial, vencedora do Prémio Strega, que originou um filme de culto.

Giovanni Drogo, recém-nomeado oficial, aproxima-se do seu destino, a fortaleza Bastiani, com um indefinível pressentimento de que algo na sua vida o conduz a uma total solidão. A fortaleza, enorme, amarela, situada nos limites do deserto, outrora reino dos míticos Tártaros, acolhe-o na sua misteriosa imponência. Dentro desta, o tenente Drogo é contaminado pelo clima heroico de avidez de glória que parece petrificar, numa espera perene, oficiais e soldados. Aguardando todos o dia em que os inimigos virão do Norte...


Opinião:

A primeira vez que soube que O deserto dos Tártaros existia foi numa livraria quando peguei noutro livro de Dino Buzzati: Os sete mensageiros. Na contra-capa, fazia menção ao Deserto dos Tártaros como sendo a obra mais famosa do autor. Fiquei logo curioso. Só o título desperta numerosas possibilidades. Mas o livro não estava disponível, por isso, contentei-me com os Sete Mensageiros que é um excelente livro de contos. Li-o com um desejo crescente de ler o Deserto dos Tártaros. 

Passei vários meses à sua procura nas diferentes livrarias e não o encontrava, até que por fim, apanhei-o numa edição da Europa-América com a capa do filme e fiquei desta forma a saber que o livro foi adaptado ao cinema há uns anitos largos atrás.

Confesso que não é a melhor das capas nem a edição que pretendia (queria a edição da cavalo de ferro) mas a vontade de o ler era tão grande que não quis adiar mais. Passados alguns dias descubro noutras livrarias as edições da Marcador e da Cavalo de Ferro à venda. É sempre assim, quando queremos algo nunca há, quando já temos aparecem aos pacotes e em várias versões e edições e todas com melhor aspecto.

Mas tudo isso não passa de ruído que fica lá fora. Estava finalmente a sós com a minha edição do Deserto dos Tártaros. Não sabia nada acerca do seu conteúdo. Apenas sabia que tinha 200 páginas e trinta capítulos de mistério à minha frente para desvendar.

Confesso que levar à partida tanta expectativa para um livro acaba sempre por resultar em desilusão ou frustração, por isso, desliguei a minha imaginação galopante e mergulhei naquelas páginas disposto a aceitar aquilo que o autor tinha para partilhar.

E o que tinha para partilhar ainda hoje permanece comigo, após vários livros depois de o ter lido.
Este livro é acima de tudo uma metáfora escrita; o que lemos tem várias camadas de informação, a fortaleza pode não ser apenas uma fortaleza assim como os inimigos do norte. Tudo ali pode ter um significado duplo e isso agrada-me bastante, pois a história não é apenas sobre o jovem oficial que é destacado para uma fortaleza no fim do mundo, é também sobre cada um de nós: seres humanos.

Para além disso, a história é descrita num constante sentimento de tensão quase onírica, a tocar ao de leve o pesadelo. Não um pesadelo de monstros e sustos, mas daqueles pesadelos em que nos sentimos encurralados e impotentes que por mais que tentemos escapar, não conseguimos. Um pouco como nas obras de Kafka.

Mas não quero adiantar muito mais, pois iria estragar a leitura. Se me dissessem sobre o que era antes de ter começado, provavelmente, não o iria ler, pois o que o livro ensina já todos nós sabemos, mesmo que instintivamente, até mesmo a personagem do livro o sabia, contudo, isso não o ajudou. E felizmente existem personagens como esta para tropeçarem por nós e nos mostrarem como é o caminho mais à frente, dando-nos tempo de nos redimir e mudar de rumo. E isto é um excelente exemplo do que a Boa Literatura pode fazer pela nossa evolução como seres humanos.

Concluindo, é um bom clássico que merece ser lido por todos. 

Em 5, dou-lhe umas brilhantes 4 estrelas.

50 comentários:

  1. Olá :)
    Parece ser um livro interessante. Vou adicionar à minha lista.
    Boa opinião :)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Flávia,

      Não foi por acaso que pedi ao Rui Ramos para comentar este livro, tenho a certeza que conseguiu transmitir de forma clara e resumida o que de bom o livro tem :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Viva Rui,

    Antes demais o meu agradecimento por teres aceitado o desafio de seres tu a comentar o livro, penso que conseguiste transmitir de forma clara o que de bom o livro tem, sem duvida :)

    Acabei à relativamente pouco tempo o livro e sem duvida que é um livro que tem na qualidade da escrita do Dino a sua mais valia e sem duvida que e um livro que nos faz refletir sobre as nossas decisões, de como elas podem ser importantes enquanto seres humanos, mesmo se decidirmos não fazer nada.

    Ao meio da leitura ainda pensei mas haverá mesmo guerra ? Será que os Tártaros de Deserto vão surgir ? Mas no fundo a grande guerra que aqui temos é a guerra que se passa no interior do nosso personagem principal ;)

    Um livro de facto muito bom, gostei de como o escritor termina, não é um livro fantástico, é verdade, compreendo o teu 4*, mas é mais uma excelente prova de como com apenas um livro se pode escrever uma grande história.

    Agradeço a quem me ajudou a escolher este livro como leitura, percebo agora o porque de o sugerirem, um agradecimento tambem ao João Barreiros, Ubik e Caminhante por me incentivarem a ler este escritor que felizmente tive a possibilidade de ler graças à Marcador :)

    Agora bom era fazer um passatempo com este livro, seria uma excelente iniciativa :D


    Abraço Rui, mais uma vez obrigado e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Oi Fi, a sua opinião é boa, mas esse livro não me chamou atenção. Se eu for lê-lo, vai ser para comentar com vc, caso queira, mas no mais, não me agradou.:P

    Abraços e boas leituras! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Olha a mensagem é feita pelo amigo Rui Ramos, a ele os créditos do comentári que está muito bom a meu ver :)

      Olha que estás enganada o livro e sem duvida muito bom, melhor que muito que por ai se publica, sem a menor duvida, alias a Marcador está a surpreender-me pela qualidade do que publica ;)

      Bjs e não deixes passar ao lado :)

      Eliminar
  4. Boa opinião, Rui :D

    Ainda bem que gostaste, Fiacha!!!!
    E agora o próximo :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Gostei sim a MArcador está a surpreender pela positiva, mas tenho que confessar foi graças aos comentários da São Bernardes e do Tio Barreiros que me chamaram a atenção para o escritor, um bom livro que nos faz refletir sobre o nosso papel na vida ;)

      Abraço

      Eliminar
    2. Muito bem, não tenciono ler este livro mas fica registado :D

      Abraço.

      Eliminar
    3. É pena Nuno :( devias apostar e ler Dino Buzzati,este livro ou um dos outros. Os sete caminheiros é muito bom e é de contos.
      O escritor escreve com o "quê" de fantasia, mas com bastante incidência sobre o interior do ser humano e escreve muito bem. Acho que é uma mais valia para quem gosta de dar profundidade às suas próprias personagens :)

      Eliminar
  5. Olá
    Ainda não li este livro e digo ainda porque estou mesmo curiosa por ler. Quando for a Portugal vai ser uma compra certa. E fico feliz por não ter que penar à procura dele.
    Excelente opinião Rui, parabéns.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Lince,

      Ainda vou tentar que se faça um passatempo com este livro, mas sem prometer nada, mas era muito bom :)

      Fazes bem este é daqueles livros com qualidade, tendo o selo do Barreiros está tudo dito :D

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  6. Boas,
    Este também já está na minha lista de compras, de vez em quando tem de se ler um clássico :P e este livro consta na lista "Os 100 livros do século do Le Monde" por isso não há que enganar. É com certeza uma leitura para se fazer na vida.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luis,

      E mais importante que isso, tem a recomendação do tio :D

      Abraço

      Eliminar
  7. Não conhecia, mas a tua opinião despertou-me a curiosidade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Cata,

      Por acaso o comentário é do Rui Ramos, mas subscrevo na integra, é uma leitura bem diferente do habitual :)

      Bjs e se poderes dá-lhe uma oportunidade :D

      Eliminar
  8. Como diria o Buzzati: a Eternidade chega, mas chega devagar...

    Sábias palavras: ao fim de uma eternidade, o bom Fiacha leu o Deserto dos Tártaros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Barreiros,

      Sem duvida que foste tu que me deste a conhecer este livro e mal tive oportunidade li, é para veres que sigo as tuas recomendações :D


      Demorou mas foi :D

      Abraço

      Eliminar
  9. A ver vamos se vai acontecer o mesmo com a "Bondade dos Estranhos"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse aguarda vez, mas já esteve mais longe *assobio* :D

      Eliminar
  10. Amigo Fiacha & Rui,
    Andam em altas com tanta divulgação! É assim mesmo!
    A capa do livro está bem apelativa e com “Em 5, dou-lhe umas brilhantes 4 estrelas.” já disseram tudo… :D
    É sempre bom ler opiniões assim, que nos deixam curiosas/os.
    Obrigada aos dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nidia,

      Um livro que vale bem a pena ser lido, muito melhor do muito que por ai tem saido ;)

      Bjs

      Eliminar
  11. ... Confesso que o "Deserto dos Tártaros" não é dos meus preferidos do Buzzati, continuo a preferir-lhe "O Grande Retrato", "O Segredo do Bosque Velho", etc.

    E claro que recomendo do Barreiros "A Bondade dos Estranhos", o "Terrarium" a todos os leitores e não só ao Fiacha.

    E já agora, um grande livro de contos que passou completamente ao "lado" dos leitores portugueses, e que devem ler, publicado no final do ano passado: "Terra Amarga" de Joyce Carol Oates.
    Contos muito bons sob a capa fina do "horror" sobre a solidão, a perda, a traição o desajustamento social e pessoal, etc.
    Curiosamente, em um ou outro conto, personagens mais ou menos "desajustados" lêem autores de FC como H. G. Wells ou James Tiptree Jr.
    Ironias..ehehe

    ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já é a segunda pessoa que me fala do Segredo do Bosque Velho! Vou querer ler esse.

      Eliminar
    2. Ois Ubik,

      Conto ler o "A Bondade dos Estranhos" em breve, já o tenho, graças à genorisidade do tio Barreiros, quanto ao Terrarium, não será fácil de o encontrar, mas se tiver oportunidade vou ler sim ;)

      Abraço

      Eliminar
  12. ...só agora me apercebi que a "critica" foi efetuada pelo RuiRamos e não pelo Fiacha.

    Já estava a pensar que o Fiacha lia os livros a maior velocidade que a luz no seu percurso pelo vazio ( e que mesmo tão veloz é inferior ao movimento de translação dos olhos do Prof. Marcelo nas suas exaustivas leituras, na diagonal!).

    "Bons olhos te oiçam", meu caro Rui. É sempre um prazer estejas connosco.

    ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande abraço Ubik é sempre bom ouvir/ler os teus conselhos literários. Já li coisas bestiais graças a ti. Para sempre grato por me teres revelado o Ted Chiang.

      Eliminar
    2. Por acaso ja li o livro sim e temos sempre que passar pelo vazio, volta e meia lá aparecem algumas perolas ;)

      Abraço

      Eliminar
  13. Ted Chiang meu caro Rui, é ( mais) um daqueles escritores que é uma lástima e uma lacuna irreparável não estar traduzido em Português.
    Os contos "Tower of Babylon" e "Division by zero" representam para mim duas das histórias mais notáveis, inteligentes, e emocionantes que já li. E já li muitas.

    Peço licença ao Fiacha para aqui deixar algumas opiniões ( sem tradução), que não a minha e a do Rui Ramos, sobre este autor e a sua antologia de contos "Stories of Your Life and Others":


    "Shining, haunting, mind-blowing tales...this collection is a pure marvel. [Ted] Chiang is so exhilarating so original so stylish he just leaves you speechless. I always suggest a person read at least 52 books a year for proper mental functioning but if you only have time for one, be at peace: you found it."--Junot Diaz

    "Meticulously pieced together, utterly thought through, Chiang's stories emerge slowly...but with the perfection of slow-growing crystal."--Lev Grossman

    "The first must-read SF book of the year."--"Publishers Weekly" (Starred Review)

    "Chiang writes seldom, but his almost unfathomably wonderful stories tick away with the precision of a Swiss watch--and explode in your awareness with shocking, devastating force."--"Kirkus Reviews" (Starred Review)

    "He puts the science back in science fiction--brilliantly."--"Booklist" (Starred Review)

    "United by a humane intelligence that speaks very directly to the reader, and makes us experience each story with immediacy and Chiang's calm passion."--China Mieville

    "Ted is a national treasure...each of those stories is a goddamned jewel."--Cory Doctorow,

    "BoingBoing" "Confirms that blending science and fine art at this length can produce touching works, tales as intimate as our own blood cells, with the structural strength of just-discovered industrial alloys."--"Seattle Times"

    "Chiang derides lazy thinking, weasels it out of its hiding place, and leaves it cowering."--"Washington Post"

    "Essential. You won't know SF if you don't read Ted Chiang."--Greg Bear

    "Science fiction is a genre that often works well off the page. Spaceships and robots are just as thrilling on screen as in books. But Mr Chiang's approach is irreplaceable. His stories mirror the process of scientific discovery: complex ideas emerge from the measured, methodical accumulation of information until epiphany strikes. . . . The best science fiction inspires awe for the natural properties of the universe; it renders the fundamentals of science poignant and affecting. Mr Chiang's writing manages all of this. He deserves to be more widely read."--"The Economist" blog

    "Throughout all his work, though no more so than in "Story of Your Life," you can feel his months of removing sentences from his stories. Perhaps that he writes so little does something good for him, or maybe it's just that he doesn't write enough."--Choire Sicha,

    "The Millions" "Newly reissued by Small Beer Press, the stories range widely in time, subject and style but are united by a patient but ruthless fascination with the limits of knowledge."--Ed Park, "Los Angeles Times"

    "Chiang is the real deal. His debut collection, Stories of Your Life and Others is one of the finest collections of short fiction I have read in the last decade. These tales possess the imaginative frisson that is a trademark of the best conceptual fiction, but, also bespeak a confident prose style and a willingness to take chances in tone and narrative structure."--Ted Gioia, "Conceptual Fiction"

    "Chiang is one of the great science fiction story writers of all time" - Jo Walton

    Abraço grande Rui

    Ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ubik, os teus comentários são sempre uma mais valia para o blog, sabes isso, dispõem ;)

      Eliminar
  14. Olá Rui e Fiacha :)

    Gostei muito da tua opinião Rui e ainda me deixou com mais vontade de ler.
    Já está na lista de compras e aguardo apenas que o livro que quero "sacar" a borla apareça na lista 2=3 da SDE, para fazer uma encomenda. É a crise :P

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cátia,

      Nada como esperares boas oportunidades, atenção que este livro é da Marcador e não da SDE :D

      Mas fases bem em estares atenta ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Mas que chatice :P
      Nem reparei nisso, ando mesmo cabeça no ar..

      A Marcador está com livros bem interessantes e com boas capas.

      Eliminar
  15. Olá a ambos!

    Já tinha este livro debaixo de olho e agora fiquei totalmente convencida. Tem uma história muito. Tem uma história diferente daquelas que costumo ler e isso também é bom: diversificar as leituras e aumentar os horizontes. Paisagens diferentes, personagens diferentes, realidade, emoção. Provavelmente irei lê-lo assim que tiver oportunidade.

    Gostei muito da tua opinião, cheia de emoção e que reflecte completamente o quanto gostaste do livro.

    Muito bem!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Se tens parceria com a Marcador tens que ajudar a divulgar, seria mais um livro que me passava ao lado não fosse a malta amiga a recomedar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Um excelente comentário, e mais uma recomendação a reter ( e as outras do mesmo autor, dadas pelo Ubik)!
    Mais uns títulos para a minha lista das desgraças! :-)
    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Um livro diferente, vale a pena ;)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. Olá!

    Não sabia que havia filme! Gostei muito da tua opinião. Fiquei com vontade de ler esta história! Parece muito boa.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Isaura,

      Ainda bem que gostaste, um livro que vale a pena ler ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  18. Olá Rui!

    Não conhecia o livro nem o autor, mas adorei ler a tua opinião e fiquei muito curiosa. Adoro livros com algum mistério, nem que seja no sentido múltiplo das suas palavras. Posto de outra forma, livros que fazem pensar. Vou adicionar à wishlist. Quanto à questão das edições, é sempre assim! Já me aconteceu por várias vezes e, quando procuro livros em segunda mão e me resolvo a comprar algum livro a um preço superior ao que gostaria, no fim de o ter aparece alguém a vender por uma pechincha. Enfim!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Já vi que fiz muito bem em colocar o Rui a comentar este livro, aposta ganha e claro um livro recomendado tambem por mim ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Fizeste muito bem, sem dúvida. Está muito bem escrito e acaba por cativar a procurar o livro.

      Depois devias escrever à mesma a tua opinião, mesmo que fosse mais sucinta. Quanto mais opiniões positivas, melhor.

      beijinhos

      Eliminar
    3. Mas isso eu acabei por fazer um pouco no comentário que deixei ao Rui eheheh, mas obrigado pela sugestão :D

      Eliminar
  19. Olá Rui, Olá Fiacha

    Venho mais tarde, mas ainda a tempo de dizer duas ou três palavrinhas. Gostei bastante da tua opinião Rui, pois sem falares muito da história, dizes aquilo que é o essencial e que nos fica retido na memória. Já li o livro há tanto tempo, que me dá vontade agora de o reler :)
    O segredo do bosque velho, vai ser uma das minhas aquisições na FL, de certeza.

    Fiacha fizeste bem em ler "O deserto dos Tártaros" é um livro diferente, como dizes, mas é bom diversificarmos e irmos ao encontro de uma escrita muito boa e de algo que nos envolva enquanto humanos.

    beijinhos aos dois

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Fico contente por te ver a comentar por aqui :D

      Sem duvida que foi um livro que gostei bastante e penso ter sido uma aposta ganhar ter convidado o Rui a comentar o livro e ele a dizer que não tinha jeito :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Aqui que ninguém nos ouve : ele é um "tretas" eh eh :D
      Escreve muito bem e tem imenso jeito para comentar e deixar todos no suspense, tal como a contar uma boa história :)
      convida mais vezes :)

      Eliminar
    3. lol eu bem convido, mas ele prefere falar sobre cinema, tenho que o convidar outra vez eheheh

      Sim a contar histórias é sem duvida tambem muito bom eheheh

      Eliminar
  20. Olá, Rui! Achei a premissa interessante e te entendo perfeitamente quanto às expectativas. Também me identifiquei muito com você quanto a preferir determinada edição de um livro. Como sempre acontece após eu ler alguma opinião aqui neste maravilhoso blog, saio com mais um livro adicionado na minha interminável lista. rs

    Abs e tenha ótimas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassi,

      Um grande livro, espero que venhas a ter oportunidade de ler ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar