sexta-feira, 27 de março de 2015

Teremos sempre Paris de Ray Bradbury


Sinopse


Nesta selecção de contos inéditos, o inimitável Ray Bradbury encanta-nos de novo com a sua prosa fluente e cantante. Imagina coisas extraordinárias e observa com especial acutilância as fraquezas humanas, as pequenas falhas de carácter. Maravilha-nos com a magia que durante anos dominou e sempre tão presente esteve na sua escrita. Seja explorando as diversas possibilidades do renascimento, seja analisando as circunstâncias que podem fazer de qualquer homem um assassino ou, uma vez mais regressando a Marte, Bradbury revela-nos um mundo a que ficamos presos.Os seus contos são eternos. Teremos Sempre Ray Bradbury.



Há muito tempo que andava para ler Ray Bradbury, mas ainda não tinha surgido a oportunidade. Dos seus inúmeros livros aquele que me veio parar às mãos foi “Teremos sempre Paris” talvez porque é um livro de contos.

Confesso que não estava à espera do que li. Esperava algo mais ligado à FC, uma distopia, contos passados em um planeta distante ou algo diferente pois são estes, normalmente os temas dos seus livros.

Muito bens escritos, os contos curtos de “Teremos sempre Paris” são bastante diferentes, o que faz com que nos identifiquemos mais com alguns e não gostemos tanto de outros.

No entanto ao longo das páginas deste livro encontramos pequenas histórias (no total de 22) que nos apresentam retractos sociais, detalhes do quotidiano aliados a uma fantasia que por vezes chaga a ser bastante subtil.

Segundo o próprio autor refere, na introdução, estes contos foram escritos ao longo da sua vida. Este facto é notório porque de certa forma se vê reflectidos a vivência mais ou menos acentuada do autor, na diversidade dos temas abordados.

Uma obra muito social, muito sobre a natureza da mente humana, dos seus dramas e da sociedade. Em muitos contos encontramos o reflexo da sociedade, tão hipócrita e tão desumana na vida dos personagens, simples cidadãos. É nesta divergência e por vezes incompatibilidade que Bradbury explora, e muito bem, as fraquezas humanas, as falhas de caracter que podem transformar um qualquer cidadão num eminente assassino.

Se fiquei surpreendida ao ler este livro, porque esperava algo diferente, não significa que não tenha gostado do que li.

Gostei, e de alguns contos posso afirmar que gostei bastante, porque mesmo nestas histórias, que poderão ocorrer a qualquer momento com as pessoas com quem cruzamos diariamente, existe uma certa “magia” que as envolve numa ambiência que me parece muito típica da escrita de Ray Bradbury.

Locais estranhos, ruas e campos que não levam a lado nenhum e que provavelmente são apenas extensões da mente humana.

Parecem, por vezes, pequenos momentos de reflexão, momentos de observação sobre o que nos rodeia, as pessoas que se cruzam nas ruas, em que o autor captou a imagem e lhe deu o seu toque muito pessoal, transpondo-a para o papel, revelando-se em praticamente todos eles uma certa sátira à sociedade em que vivemos.

Sem ser um livro excelente é uma agradável leitura para quem goste de contos do quotidiano com uma leve dose de “loucura”, é claro.

Podem ler esta opinião no meu blogue http://folhasdomundo.blogspot.pt/
 
 A caminhante

 
 

35 comentários:

  1. Este é daqueles livros que acho que podem ser interessantes mas que não encontro motivos para o ler.
    Boa opinião e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah ah ah :D
      Nuno entendo-te. Não é um livro que se diga: Fantástico, nem excelente, mas lê-se muito bem, os contos são curtos e muito bem escritos.
      obrigada

      boas leituras

      Eliminar
  2. Viva Caminhante,

    Excelente comentário como habitual, ficamos a saber o que o livro tem para oferecer e a forma como o apreciaste, já se sabe que num livro de contos nem todos nos cativam mas ainda assim vejo que houve alguns que gostaste muito e isso é bom :)

    Por acaso tambem associo o escritor a livros como descreves mas pronto vejo que não é bem o caso destes contos, que quem sabe venha a ler um dia ;)

    Já li dois livros do escritor um gostei muito, "Algo Maligno Vem Ai" que foi publicado pela SDE e é dos melhores livros do catalogo da Coleção BANG o outro que é uma distopia, não gostei tanto :)

    Bjs, boas leituras e volta sempre :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fiacha e desculpa a demora ....

      É verdade que tenho ouvido bastantes comentários a que este livro é bem diferente do habitual do autor. Segundo ele refere na introdução foi escrito ao longo da sua vida, contos pequenos e muito próprios.
      Tenho curiosidade em ler esses livros de que falas, e depois irei de certeza poder falar melhor sobre a comparação com este.
      Mas foi uma leitura agradável :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Estás sempre desculpada e fazes muito bem em ler os outros a distopias ofereci ao Ruiramos e o Algo Maligno à Paula Pinto penso.., sou um mãos largas :D

      Eliminar
  3. A Neuza do Mil Folhas também fala muito bem dele. Desisti dos dois Radbury que tentei ler, mas mesmo assim sinto-me tentada a dar uma oportunidade aos contos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cata,

      E tens ideia de quais eram ? Eu a distopia acehei interessante mas não é a minha praia, mas não desisti :D

      Bjs e obrigado pela visita ;)

      Eliminar
    2. Olá Cata
      Este é diferente do habitual de Bradbury, pelo que vi comentado, mas de facto é o primeiro que leio dele.
      Experimenta, quem sabe se gostarás mais. Os contos são curtos e agradáveis.

      boas leituras

      Eliminar
    3. Por acaso, foi à conta da Neuza que resolvi ler este livro. Tens que experimentar, Cata. É uma leitura mais leve, o livro passa a correr.

      beijinhos

      Eliminar
  4. Viva,

    Acho que já tinha comentado isto em algum lado, mas, acho a capa deste livro uma terrível tragédia, apesar do conteúdo parecer ser bastante interessante.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luis
      Tens razão, de facto a capa deixa muito a desejar na minha opinião também. Mas lá dentro, sem ser fantástico proporciona uns bons momentos, simples e muito bem escritos.

      boas leituras

      Eliminar
    2. Ois luis,

      Se poderes lê o Algo Maligno vem ai, recomendação minha, do Ubik, do Barreiros, do Marco Lopes, logo não deixes escapar :D

      Abraço

      Eliminar
  5. Olá Caminhante e Fiacha,

    chegou ontem este livro para eu ler. Pareceu-me uma boa aposta e só tenho lido elogios ao autor. Gostei muito da tua opinião, que demonstra os teus sentimentos pela obra de uma forma maravilhosa. Muito bem!

    Agora é lê-lo e escrever a opinião também =D

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria
      Fico curiosa para conhecer a tua opinião :)
      Obrigada pelas tuas simpáticas palavras. é um livro de leitura rápida pois os contos são pequenos e leem-se muito bem. Penso que irás gostar.
      Leitura agradável, mas não excelente como já referi.

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Ois lamora

      Depois queremos saber a tua opinião, espero que gostes :D

      bjs

      Eliminar
  6. Olá São.
    Nunca li nada deste autor no entanto o nome não me é estranho. E nunca li contos. Era um género que gostava de apostar. Embora se tivesse de apostar neste género talvez não fosse este o primeiro livro. Posso estar errada.
    Gostei do teu post. Parabéns
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa
      Cada vez mais acho que os contos são o que mais gosto de ler. Há contos lindissimos para todos os géneros literários.
      Deves mesmo apostar, mas não comeces com estes.
      é uma leitura agradável, sem dúvida mas eu aconselharia outros autores.
      Este autor é mais conhecido pelos seus livros de FC e pela distopia Fahrenheit 451
      Eu vou publicando alguns contos no meu blogue, podes ir lendo, quero ver se me dedico mais a isso, mas podes ir lendo :)
      obrigada
      beijinhos

      Eliminar
  7. Olá São.
    Nunca li nada deste autor no entanto o nome não me é estranho. E nunca li contos. Era um género que gostava de apostar. Embora se tivesse de apostar neste género talvez não fosse este o primeiro livro. Posso estar errada.
    Gostei do teu post. Parabéns
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luisa,

      Estas como eu, não lemos muitos contos, este escritor é bom, mas não li este livro....ainda :D

      Bjs

      Eliminar
  8. Olá Caminhante!

    Também já li este livro, logo quando estabeleci parceria com a editora. Queria muito ler alguma coisa do autor e aproveitei a oportunidade. Gostei muito, pois gosto sempre de histórias com uma boa dose de loucura e bizarrices. Não sendo um livro espetacular, abriu-me o apetite a mais obras do autor - que ainda não tive oportunidade de explorar. O mais curioso, e o talvez o que me fez gostar ainda mais do livro, é o autor explicar que nenhum dos contos foi planeado e pensado. Escreveu por impulso e saiu isto. A ser verdade, é interessante.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia
      É verdade o que dizes. E de facto os contos são como que ideias que surgem pela observação do nosso quotidiano.
      Também tenho curiosidade em ler mais livros do autor, até porque percebi que são diferentes destes contos.
      Se gostas de histórias com loucura e bizarrices, já leste Haruki Murakami?

      beijinhos

      Eliminar
    2. Ois Sofia,

      Foi devido ao teu comentario que apostei neste livro, que acabou por ser a Caminhante a ler, penso que valeu a pena :)

      bjs

      Eliminar
  9. Para ser sincera, Ray Bradbury nunca foi um escritor de eleição para mim!
    Li alguns dele na colecção Argonauta, e nenhum me fascinou, mas depois de uma opinião como a da Caminhante, sinto-me tentada a ler este livro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Fico contente que a minha opinião vos leve a ler este livro. Como já referi é uma leitura agradável sem ser excelente.
      No entanto, apesar de não teres ficado fascinada com o autor, experimenta este, pois é bastante diferente do que é habitual, pelos comentários que tenho visto, pois como referi ainda não li os outros livros dele apesar de já ter ouvido falar bastante

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Ois milureis,

      Nem sempre gostamos de escritores muito aclamados, eu dele li dois e um adorei o outro nem por isso :D

      Bjs

      Eliminar
  10. Olá,
    Nunca li nada do autor e nem a sinopse nem as opiniões que vi me deixaram curiosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia
      Nem todos gostamos do msmos autores e dos mesmos livros e isso é bom, pois assim a diversidade é bem maior e torna mais interessante a nossa pesquisa.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ois Tânia,

      Se poderes experimenta ler um livro deste autor vale a pena ;)

      bjs

      Eliminar
  11. Bom dia,
    Li algumas críticas a este autor, mas nunca surgiu aquela faísca de curiosidade.
    Acredito que também, a minha auto-restrição literária também não ajudou.
    Talvez um dia, em algum lugar ;)
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nídia
      Percebo o que dizes pois também eu até à data não tinha lido nada do autor.
      Auto-restrição literária??!!
      Isso não faz sentido, na minha opinião. Cada um de nós gosta do que gosta e ler é sempre importante. Devemos ter a mente aberta para experimentar outros géneros ou outros autores, e muitas vezes num determinado periodo da vida é mais dificil, mas noutra altura torna-se mais fácil leres outras coisas.
      Mas não se trata de auto-restrição :D

      beijinhos e bos semana também

      Eliminar
    2. Ois Nidia,

      Quem sabe experimentes e venhas a gostar ;)

      Bjs

      Eliminar
    3. Auto-restrição = orçamento limitado :D

      Eliminar
  12. Olá!
    Este livro parece interessante mas ainda não me convenceu.
    Do autor li o fahrenheit e apesar de não ter desgostado, acho que a história tinha potencial para mais. Quem sabe, um dia ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Esse foi a distopia que li do escritor e mesmo reconhecendo que tem qualidade, não me cativou por ai alem ;)

      bjs

      Eliminar
  13. Olá :)
    Nunca li nada deste autor e também sou nova em FC mas fiquei interessada ;)
    Gostei muito de ler a sua opinião :)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar