segunda-feira, 20 de abril de 2015

"Cada dia é um milagre" de Yasmina Khandra



Sinopse:


Na sequência de um terrível drama familiar, e a fim de superar a sua mágoa, o doutor Kurt Krausmann aceita acompanhar um amigo às Comores. O seu veleiro é atacado por piratas ao largo do litoral somali, e a viagem «terapêutica» do médico transforma-se num pesadelo. Feito refém, espancado, humilhado, Kurt vai descobrir uma África de violência e de miséria insuportáveis onde «os deuses já não têm pele nos dedos de tanto lavarem as mãos». Com o seu amigo Hans e um companheiro de infortúnio francês, descobrirá Kurt a força necessária para superar esta provação?

Oferecendo-nos esta viagem surpreendente de realismo que nos transporta, da Somália ao Sudão, para uma África Oriental alternadamente selvagem, irracional, circunspecta, orgulhosa, digna e infinitamente corajosa, Yasmina Khadra confirma mais uma vez o seu imenso talento de narrador. Construído e conduzido com mão de mestre, este romance descreve a lenta e irreversível transformação de um europeu, cujos olhos se vão abrir, pouco a pouco, para a realidade de um mundo até então desconhecido para ele. Um hino à grandeza de um continente entregue aos predadores e aos tiranos genocidas. 

Um relato sublime sobre a perda e o poder de redenção.

Opinião:

No início do ano decidi apostar em parcerias com novas editoras com o objetivo de variar um pouco as minhas leituras. Neste momento, só posso dizer que me sinto muito satisfeito pois este objetivo inicial está a ser completamente superado com livros de excelente qualidade. Desta vez mais uma grande leitura proporcionada pela Editora Bizâncio e por este brilhante escritor, mais um livro muito completo a todos os níveis, enredo, personagens e claro escrita.

Numa altura em que publicar torna-se algo "normal", sendo que muitas vezes a preocupação principal não é a filtragem da qualidade do que se publica, mas antes as preocupações financeiras, este é sem dúvida um escritor que tem um dom de escrita, publicar um autor deste calibre é prestar um serviço a todos os leitores. Ousem lê-lo pois não se vão arrepender!

Depois desta sinopse torna-se difícil comentar mais sobre o livro sem que se lancem spoilers, dá para perceber que aqui não vamos encontrar anões, elfos, princesas guerreiras, espadas mágicas, nada disso, aqui vamos encontrar uma incursão ao coração de Africa (o grande protagonista do livro) de uma forma crua, cruel, selvagem, mas igualmente estamos perante um relato muito interessante do que é ser Africano, a sua forma de pensar, de lutar pela vida, de como pequenas coisas podem ser importantes, no fundo uma reflexão à condição humana e de como o local onde vivemos pode moldar a nossa personalidade.

Achei este livro um pouco mais descritivo que o anterior que li do escritor, mas percebo que tenha sido necessário para dar consistência, quer ao enredo, quer às personagens, ainda assim é um livro fantástico, mais uma prova que com menos de 300 páginas se publica um livro muito bom.

Um escritor que caminha de forma firme para se tornar um dos meus preferidos. Posso referir que não é uma leitura fácil, toca temas bem violentos e que nos deixa, em muitos momentos, angustiados, mas também nos obriga a reflectir sobre a vida, de poder pensar em como sou um felizardo por poder viver com estabilidade e dignidade, algo que muitas vezes nem damos o devido valor.

Um livro fantástico, mais que recomendado.

52 comentários:

  1. A Neuza e agora tu... raios xD
    Tenho mesmo que o ler. Parece ser extraordinário :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Tenho que ver o comentário da Neuza, sem duvida que é um escritor muito bom, vou ler mais assim que poder :D

      Aposta sim é bem bom :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Sim vou apostar :)
      Mas como a Neuza diz que é mais dramático vou esperar um pedacinho até estar com a disposição certa ^^

      Eliminar
    3. Sim prepara-te para uma verdadeira demanda, sofrimento não te vai faltar, mas ficarás mais rica depois de leres este livro, vai por mim :)

      Eliminar
    4. Estou preparada :) Mais ou menos. Tenho o aviso em consideração mas as reacções podem divergir do esperado

      Eliminar
    5. Claro que consegues, quando um livro é bem escrito, com personagens cativantes e um enredo riquissimo tudo se torna mais fácil, até porque o livro tambem tem aspetos muito positivos, o saber perdoar, o aceitar a vida que se tem e dar a volta por cima, exemplos de coragem não faltam ;)

      Eliminar
    6. Estou cada vez mais entusiasmada :)

      Eliminar
    7. Ainda bem eheheh, vais gostar vais ver ;)

      Eliminar
  2. Boas Fiacha,
    Para mim os melhores livros são os que despertam sentimentos em ti, quer seja de angústia quer seja de alegria. Já tinha posto o livro anterior do escritor na minha wishlist graças a ti; parece que vou ter de acrescentar este tb :)

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Sem duvida que os livros deste escritor são mesmo marcantes, não mais esquecemos se poderes lê sim que vais gostar :)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Fiacha

    Já vi comentários muito positivos deste livro
    está esgotado na fnac, mas a Bertrand tem um exemplar noutra loja e estou à espera que chegue aqui ao ccb

    Tenho a certeza que vou gostar

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Elsa,

      Este escritor não engana, fez-me em parte recordar a viagem que fiz ao interior da India, no livro a Canção de Kali do grande Simmons ;)

      Depois vou aguardar para ver a tua opinião ;)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Oi Fiacha!

    Fiquei curiosa com o livro. Para além da excelente sinopse a tua opinião também me deixa convencida que é uma boa aposta.
    Também estou a gostar muito das tuas parcerias :p

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cátia,

      Um livro muito muito bom, alias o que li deste escritor é tudo bom :)

      Ainda te vais lembrar de mim quando experimentares, vais ver :D

      Estou a ser agradavelmente surpreendido, e mesmo a Marcador está a ser uma excelente aposta :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá Fiacha :)
    Parece ser interessante, contudo a sinopse não me atraiu muito.
    Boa opinião ;)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Fixa este nome pois é sem duvida um grande escritor, não deixes passar ao lado ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Muito sinceramente é o tipo de leitura que não me diz nada, estou numa fase da vida que assuntos muito sérios e de análise profunda da sociedade e do próprio Homem me aborrece, não me dá pica! Já li criticas muito boas a este escritor, e noutra altura até que o leria, mas apesar da tua excelente critica, desta vez passo. Quando sair do buraco introspectivo e deprimente onde me encontro vou ler de certeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Milu,

      Ena eu compreendo-te mas no fundo não sei bem se não seria uma boa leitura para ti é que o Africano mesmo vivendo em condições complicadissimas, não deixam de sorrir, dançar, seguir em frente pois nada é mais importante que estar vivo, algo que na nossa sociedade nem damos valor, mas compreendo, lê que vais gostar :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá Fiacha
    Parece muito interessante o livr. Acho que será uma boa aposta. Cada vez se torna mais difícil estabelecer prioridades literárias.
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Fiacha
    Parece muito interessante o livr. Acho que será uma boa aposta. Cada vez se torna mais difícil estabelecer prioridades literárias.
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva amigo Lince :)

      Este escritor não engana tudo o que li está MUITO acima do que se publica atualmente, pelo menos do que tenho lido, pois é um escritor muito completo, experimenta e depois diz-me ;)

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Olá Fiacha,

    outra leitura boa, pelo que estou a ver!

    Gostei da forma como escreveste sobre os sentimentos que sentiste ao ler a obra, é sinal que ela fez o seu efeito e isso é muito bom. Mais uma aposta a ter em conta =)

    Muito bem!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Lamora,

      Tens mesmo que ler um livro deste escritor, tenho a certeza que vais gostar e fazer uma excelente mensagem no teu blog, qualquer um dos que li é brilhante ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Muito bem, estás a dar-lhe forte e feio :D
    Interessante que dês destaque às questões culturais, sem dúvida interessante.

    Boas leituras e um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno,

      Este tipo de livro lemos num tiro e sem duvida que enriquece muito a leitura e o enredo ser bem desenvolvido nos aspetos culturais ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá,
    Embora a sinopse não chame a minha atenção tenho a certeza que é uma boa leitura.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Sem duvida que vale bem a pena apostares. grande livro ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  12. Olá Fiacha

    Vê-se claramente que estás a gostar imenso deste autor. Pela parte que me toca, confesso que me está a prender muito mais este do que o anterior, pelos teus comentários é claro.
    Gosto mais deste tema e claro que Africa.... é Africa :)

    Acho que ao iniciar as minhas leituras do autor será por este que começarei, sem dúvida. Muito bom, gostei bastante do comentário

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Caminhante,

      Quantos mais lermos e divulgarmos melhor pois este é um escritor que fico com a sensação de estar a passar ao lado da malta ;)

      Sim ficamos com uma visão de Africa muito interessante ;)...obrigado :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  13. Olá Fiacha,

    Este autor parece mesmo bom. Tenho que ler os dois livros dele que mencionaste.
    Que boa leitura :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Isaura,

      Fazes muito bem, quantos mais lermos e divulgarmos melhor e a editora bem merece ;)

      Já comprei dois livros do escritor que estavam esgotados, tive sorte :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Olá,
    Não sei se será bem o meu tipo de livro, por isso não sei se virei a ler este livro, contudo gosto muito da capa e não tenho dúvidas de que é um bom livro. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Um bom livro será sempre um bom livro, mas compreendo que pode não ser bem a tua praia :)

      Se poderes experimenta, estás a deixar passar ao lado um grande livro ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  15. Livro interessante. Ótima resenha, amigo Corvo. Abs e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois amiga Cassiana,

      Espero que publiquem livros dessa lado do Atlântico desta grande escritor, muito bom mesmo ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  16. Pronto, convenceste-me. Mais um para a wishlist. Como já te disse, só ontem comecei a ler o que está em passatempo mas a verdade é que estou a adorar. A escrita não é muito simples, mas acaba por se ler super bem porque é muito cativante. Ainda não percebi bem onde o livro me vai levar, mas estou muito curiosa. Já tenho outro do autor na wishlist: O Que o Dia Deve à Noite. Tem uma sinopse muito apelativa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Espero que venhas a gostar e tenho a certeza que é o que vai acontecer, vais ter imensas surpresas vais ver :D

      Eu por acaso acabei por ter sorte e consegui comprar à editora dois livros do escritor que estavam esgotados, mas assim que poder vou ler ;)

      Muito curioso por ver o teu comentário :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. Olá Fiacha. :)

    Gostei muito da tua opinião. Tal como a Cata, já tenho visto a opinião da Neuza, que dizia que o livro era fantástico, e a tua só veio reforçar essa ideia. Sem dúvida, que vai para a minha wishlist, obrigada pela partilha.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Tens que experimentar este escritor, é muito bom mesmo ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  18. Olá, amigo!

    Mais uma vez uma excelente crítica, que acaba de acrescentar mais um livro à minha wishlist!
    Também não lhe daria grande atenção só pela sinopse - ok, parece interessante, mas há livros mais interessantes - mas assim, com tão boa opinião, é mesmo de considerar. :)

    Bjokitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Espero que tenhas a oportunidade de ler, este é mesmo muito bom ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  19. Olá Fiacha,
    ainda bem que as parcerias estão a dar frutos.
    Assim como tu, nós aqui deste lado, ficamos a conhecer autores e obras que nos passaria ao lado (falo por mim).
    Yasmina Khandra será um nome a reter para futuras compras.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sem duvida que quer a Bizâncio quer a Marcador ajudou e muito a variar as minhas leituras, ambas excelentes ;)

      Fazes muito bem este escritor é tão bom que até me fez gastar dinheiro em livros este ano, imagina :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  20. Olá ;)
    Ainda bem que as novas parcerias te andam a proporcionar boas leituras, é sempre bom alargar os horizontes.
    Não conhecia este livro mas fiquei com curiosidade.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sarita :)

      Sem duvida agora encantado com A Casa Negra da Marcador, passa-se na Escócia e estou a adorar, mas verdade seja dita sempre gostei muito da SDE :D

      Tens que ler, vai por mim ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  21. Olá Fiacha,

    Deste escritor só li mesmo Os Anjos Morrem das Nossas Feridas, e adorei mesmo. Continuo a achar que a Bizâncio é das melhores editoras a nível nacional!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nádia,

      Percebo o que queres dizer, esse foi a minha estreia e é como vez, não mais parei e até já tenho mais dois do autor por ler :)

      Sem duvida que a Bizâncio é uma editora que tenho mesmo que conhecer melhor ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  22. Olá :D Parabéns pelo texto. Gostei mesmo de tudo o que li :D
    E fiquei mesmo com o bihinho atrás da orelha a dizer: lê-me...lê-me...ahah
    No top dos livros a comprar.
    Boas leituras ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      E olha que os livros nem são assim tão caros, estes valem mesmo a pena fazer parte da nossa estante ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  23. Olá
    Bom a sinopse promete mas acho que os terrores de África mexem muito comigo, por isso talvez faça esta leitura mas quando estiver emocionalmente preparada.
    Beijos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Carla,

      Pronto o livro é um pouco duro e cruel, mas é tão bom que consegues passar isso tudo, uma leitura fantástica vai por mim ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  24. Que São Miguel quebre agora todo o orgulho do coração de (M), e expulse todo o espírito e inveja que cerca a vida de (M) e da minha (E) e afaste todo mal que exista entre os dois (M) e (E), permitindo assim a reconciliação imediata do nosso amor para sempre. Que o Anjo Gabriel anuncie a (M) e a(E), e trabalhe em favor da nossa reconciliação e do nosso eterno amor. Que o Anjo São Rafael cure toda a magoa, toda a raiva, todas as mas lembranças, todo o medo, toda a incerteza, toda a duvida, todo ressentimento, toda a tristeza, todo orgulho que possa existir no coração de (M) que impedem que (M) se abra imediatamente para o amor e para a paixão e se declare para (E) . Que faça isso para que haja a reconciliação imediata e o amor eterno.
    Assim que eu publicar essa oração os três Anjos e Santos, Miguel, Gabriel, e Rafael reunirão ao anjo da guarda de (M)e ao meu anjo da guarda (E). Que se reunirão sob a proteção de anjos de conexão, que irão trabalhar em favor de reconciliação e do amor. Assim que eu publicar essa oração o coração de (M) se encherá de alegria e muito amor por mim (E). Que os anjos façam com que a (M) lhe diga. Que os corações sejam tocados, amansados, restaurados, renovados e iluminados fortemente pelas luzes que emanam o Santo Miguel, Santo Gabriel e do Santo Rafael, expulsando de perto de nós todo o mal, ficando (M) repleto da chama rosa da mestra Rowena, enchendo lhe de muito amor por mim (E), a cada dia a cada instante mais e mais. Que (M) me procure (E) ainda hoje para ficarmos juntos. Que assim se cumprira em nome de Deus Pai, Deus Espirito Santo. Amém

    ResponderEliminar