terça-feira, 30 de junho de 2015

A Espada de Shannara de Terry Brooks




Sinopse:


Uma das mais épicas sagas de fantasia de sempre. 

Dizem as lendas que as Grandes Guerras do Passado destruíram todo o mundo. Mas, a viver em paz no bucólico Vale Sombrio, o meio elfo Shea Ohmsford pouco sabe sobre esses conflitos.

Até ao dia em que ressurge uma terrível ameaça: o Lorde Feiticeiro, que todos julgavam morto, planeia regressar e destruir o mundo para sempre. A única arma capaz de deter esse poder das trevas é a Espada de Shannara, que apenas pode ser usada por um herdeiro legítimo de Shannara. Shea é o último dessa linhagem, e é sobre os seus ombros que repousam as esperanças de todas as raças.

Por isso, quando um aterrorizante Portador da Caveira enviado pelo Lorde Feiticeiro voa até ao Vale Sombrio para destruir Shea, este sabe que acabou de começar a maior aventura da sua vida.


Opinião:

Um livro de fantasia, mais virada para o público juvenil que sinceramente não gostei, pois considero-o um livro muito simples e acima de tudo uma cópia do Senhor dos Anéis do Tolkien. Mas isso é algo comum a muitas sagas e algumas até têm qualidade, como por exemplo “A Roda do Tempo” de Robert Jordan. 

Fico algo triste quando vejo que esta Editora, que muito bem apostou em escritores como Scott Lynch, Robin Hobb, Dan Simmons, Guy Gavriel Gay (isto só para referir alguns), deixou de os publicar e de serem uma aposta válida e em contrapartida publica esta saga que a nível de qualidade fica a anos-luz dos escritores referidos. 

Será esta saga uma boa aposta? Só as vendas o dirão, mas acredito que seria muito melhor apostar em escritores de qualidade como os acima referidos, pelo que percebi já nem Brandon Sanderson será publicado por cá após a conclusão da saga Mistborn. 

Posso dizer que é um livro que deixa em aberto a possibilidade de melhorar, quer no enredo quer nas personagens (não houve uma que me cativasse embora reconheça que algumas tem potencial), tem uma escrita simples e que em certos momentos acaba por nos cativar, mas houve muita coisa que para mim falhou. 

Um vilão que teve uma participação muito curta (supostamente) e que nada trouxe ao enredo, não sei se é poderoso, maligno, inteligente, como referi as personagens não cativam, não tem complexidade, o enredo não é em nada criativo, a escrita é simples e não apresenta originalidade, enfim podia apontar aqui muita situação mas prefiro não o fazer para não deixar nenhum spoiler. 

Para quem nunca leu muita fantasia, este até pode ser uma boa aposta, mas ser interessante é muito diferente de ter qualidade, conto ler os livros seguintes até para ver se melhora, pois o universo está apresentado, agora é ver que novas aventuras surgirão, espero maior complexidade quer de enredo e acima de tudo de personagens.

69 comentários:

  1. Boas Fiacha,
    Já li várias opiniões deste livro e nenhuma foi 100% positiva, e uma das principais queixas é mesmo essa que enunciaste de ser uma cópia do Senhor dos anéis.
    Concordo também com o 2º parágrafo, tenho pena a editora não continuar com os bons escritores e apostares nos fraquinhos :( enfim...

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      Tenho mesmo que confessar que fiquei algo desiludido e até posso dizer que fui bem avisado do que tinha pela frente pelo Tio, mas não esperava algo tão fraco, mas espero que outros gostem e venda bastante, ficaria contente mesmo não tendo gostado :)

      É uma pena sem duvida como é possivel ficar Lynch por publicar e apostarem nestas sagas, meu deus onde isto vai chegar e já nem o nosso Sanderson escapa....enfim estratégias :(

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. VIva!!

    Exactamente a opinião que eu tenho sem ter lido o livro. :P
    O melhor é mesmo a capa, acho-a especialmente bonita :)

    Abraço e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nuno,

      Tive mesmo que ler para acreditar, mas sim fazes muito bem andares a ler os escritores que acima referi e tal como Herbert da editora, bem melhor ;)

      Nem isso me cativa ehehe, mas pronto ainda assim acho que tem algum potencial nos livros seguintes, temos que acreditar ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  3. Ainda bem que não o comprei! Uuffaaaaa
    Estive com ele não mão, rondei, mas deixei-o na loja e agora ao ler este post, não me arrependo.
    Há fantasia e fantasia, mas conhecendo Fitz, Phèdre ou Locke, o gosto vai apurando! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nidia,

      Nem sempre temos os mesmos gostos, mas sim essas personagens sim fazem-nos suspirar por mais, muito diferente do que aqui é apresentado ;)

      Sem duvida que há fantasia e fantasia e sabemos que até há fantasia para um publico juvenil muito boa, como o Potter por exemplo mas aqui...não na minha opinião ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Fiacha

    Pois um livro par esquecer, com tantos bons que tenho para ler. De facto é mesmo pena a editora apostar nestes mais "vendáveis" em vez de apostar na qualidade com que nos brindou ao inicio.

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Caminhante,

      Se não conhece tão bem a Editora até podia passar mas quando olho para trás e vejo tanta aposta de qualidade para chegarmos aos dias de hoje e vermos as apostas, custa um pouco, e a ver se realmente este livro vai ser vendável...estando já publicado no Brasil....com a facilidade que se arranja em digital...enfim

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá!

    Como sabes não leio muito este tipo de livros. Mas quando quero arriscar em outro estilo diferente do habitual procuro sempre os melhores.
    Acho que não vou apostar neste :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sim neste momento estás bem servida com o George Martin, também da SDE, esse sim vale a pena :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Dás-me cada desgosto Corvo, tinha este livro na minha wish, vou tirar.
    Outros desgostos são a não publicação desses mestres que mencionaste, tenho muita pena, dado que não sei inglês, daí não os poder ler nunca.
    E obrigada pela tua opinião, tens-me dado alguma ajuda nas minhas escolhas de leitura, além de fazeres criticas em linguagem em que nós tenhamos a percepção do que queres dizer, ou seja fazes-te entender, temos gostos semelhantes na leitura, gostos esses em que a Saída de Emergência é uma das editoras de eleição (apesar de algumas más opções que têm feito).
    Continuação de boas críticas, são os meus votos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Milu :)

      Olha isto das opiniões já sabes cada um tem a sua, deve ser mesmo porque já li muita coisa de fantasia que achei este livro fraquito, mas se tinhas na ideia de ler, posso emprestar-te sabes que estás à vontade, quando o devolveres juntas uns docinhos ao de Aveiro e fica o negócio fechado :D

      Estou contigo se soubesse inglês de certeza que já os tinha lido, alias a minha esperança é que sejam publicados no Brasil e posteriormente arranja-se em digital, estou a ler o Scott Lynch dessa forma, já tenho o 3 à espera de vez, temos que nos desenrascar :D

      lol tendo ser direto sem estar com muita lenga-lenga, acho que o seguidor prefere que se seja objetivo, pelo menos falo por mim ehehhe

      Sim já reparei que temos gostos em comum e já vi que a nível de FC levas uma enorme vantagem, mas um dia centro-me mais nesse tipo de leituras (quando não tiver parcerias lol).

      Obrigado pelo comentário e pelo apoio ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá Fiacha,
    Não conhecia o livro mas também pela tua opinião não o vou conhecer, e tal como como referes à Isaura eu também estou bem servida com George R.R. Martin.
    Beijinhos e boas leitura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Carla.

      Sem duvida que estás muito melhor acompanhada, Martin é outra loiça :D...espero que estejas a gostar e é no 6 livro que vais encontrar o melhor de Martin ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Fiacha

    Já o tinha lido e não gostei, como viste no meu blog. É uma escrita para crianças e mesmo assim não tem nada de original.

    Uma copia frustada do Senhor dos Anéis. Não sei como a SdE publicou esta pobreza de livro, tendo já publicado nomes grandes da Fantasia como Lynch , Sanderson e Hobb que ganhou o ano passado, o 1 prémio da Literatura Fantástica.

    Espero que em Julho, as novidades melhorem de qualidade

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Sem duvida e olha que até há livros para um publico mais juvenis bem interessantes, como o Potter e por ai fora :)

      Não podia estar mais de acordo contigo, Feist, Laiber, Moorcoock, Douglas Adams, Peeke, Barbury, Dick, e tantos outros com qualidade, enfim :(

      Duvido mas parece-me haver bons lançamentos de Romances Historicos, como o "Guerra e Paz" ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Boas Fiacha

    Que tas as férias?

    Bem parece que desta vez o livro não vai parar às minhas estantes ehehe Pelo que tenho lido acho que não vale a pena. Não tenho lido boas críticas lol

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luis,

      Tal como me tinhas dito Maiorca é mesmo muito bom, adorei foi umas férias inesquecíveis ;)....já estou de partida para Dorne (algarve ehheh)

      Pois sem duvida que a SDE já publicou livros bem melhores ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  10. Ola! Tudo bem?
    Esse livro parece bem interesante.
    Adorei a sua resenha.
    Beijos e boas leituras!
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      A nivel de fantasia há ai muito coisa bem melhor, mas nada como experimentar :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá Fiacha.

    Estava naquela compro ou não compro.
    Mas após a tua critica muito dificilmente o compro. E ainda para mais uma copia que supostamente está a anos luz da magnifica trilogia do Tolkien.

    A serie que não percebo esta SdE fez tanta publicidade a este livro e não vale nada, depois autores de peso, publica e nem os mencionam. Enfim....

    Abraço
    [Pedro Alves]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Ainda bem que pude ajudar e sem duvida Tolkien tem muita qualidade é bem diferente, alias Tolkien é o mestre...isso até nem é o mais grave, identico a Tolkien há ai muita coisa e até boa, como o Robert Jordan, mas este não tem comparação

      Verdade e não esqueças que estes livros já foram publicados no Brasil, com a facilidade de se arranjar em digital...estás a ver não estás ? Depois não vende.

      Verdade tanta coisa boa que foi lançada e nem foi divulgada, eles lá sabem, mas custa ver a SDE a publicar desta maneira :(

      Abraço e boas leituras ;)

      Eliminar
  12. Viva,

    Se o Idolatrado e Adorado ( não por mim!, não por mim!) Tolkien já me provoca uma soneira digna das Terras Médias mais nevoentas, imagino o tédio que não será ler um émulo de Tolkien, mas vindo de Terras Mais Baixas literárias!...

    Uma visita hoje em dia ao site da SdE lembra-me as celebres palavras de um notável futebolista que "já encostoue as xuteeiras" e que dizia ( e muito benhe!) " estábamos à beira do abismo mas demos um passo em frente". Eu acrescentaria, a SdE deu um grande passo em frente,bem à retaguarda!..

    Meus caros, não facilitem no gosto nem no "grau", quanto pior forem as vossas leituras menor a vossa exigência.

    Foi publicado este mês pela Cavalo de Ferro, um livro "estranho",metafisico,fisico, tisico,satirico, misto de fantasia, ficção cientifica e história de detetives, tudo isto e muito mais do que isto. E nada disto, por vezes.:)
    Procurem-no, chama-se " O Terceiro Policia" de Flann O´Brien.

    Leiam bons livros.

    ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Ubik,

      Por acaso estou contigo a mim Tolkien tambem me provoca sono, que escrita descritiva eheheeh, mas sim é um mestre :)

      Nada que já não tivessemos reparado, publica-se livros "vendáveis" mas duvido que venham a te sucesso, enfim vamos ter esperanças, pois até estão a publicar livros interessantes, mas não na BANG!

      Fica registada a recomendação, obrigado ;)

      Abraço e manda sempre

      Eliminar
    2. A Cavalo de Ferro tem livros excelentes, foi a minha aposta de este ano na FL e esse parece-me curioso Ubik, vou cuscar
      beijinhos

      Eliminar
  13. ....Aproveitem, enquanto há editoras que ainda se esforçam...são cada vez mais raras e tendem a extinguir-se, por cá!..

    ubik

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida e merecem ser divulgados :)

      Eliminar
    2. O nadir é sempre o nadir. A Fantasia por cá está entregue às chocas e aos patetinhas ( com total exclusão dos presentes). E contudo, nesse universo que nunca cá chega, continuam a surgir coisas interessantes. Que tal esta nova saga que, em vez de Magia, utiliza "taras" psiquiátricas? A ver vamos no que dá:
      http://www.amazon.co.uk/gp/product/0062387030?psc=1&redirect=true&ref_=ox_sc_sfl_title_2&smid=A3P5ROKL5A1OLE

      Eliminar
    3. Este jovem turco é o filhote da ultra viscosa Diana Ganbaldon. Mas esqueçam as fantasias românticas da mamã com Highlanders de tronco nu. O puto adora matar gente, principalmente monstros transdimensionais, escorregar em tripas, e insultar tudo e todos. Oh, mas escreve bem, o universo dele é uma delicia de preversidade, onde tudo fede. Uma das minhas personagem favoritas é uma quase elfo, que não toma banho desde que...bom, desde que nasceu...


      Sam Sykes é o nome do rapazola. Já tem uma trilogia escrita e vai no segundo volume de uma nova trilogia. A sério, adoro ler coisas bem escritas sobre grunhos, princesas fedorentas, homens dragão psicopatas e monstros transdimensionais que choram pela mamã enquanto estão a ser despedaçados. A não perder:


      http://www.fantasticfiction.co.uk/s/sam-sykes/

      Eliminar
    4. E estou agora a ler o terceiro volume da saga do Steven Erikson, "Memories of Ice". Uau. Que tal um exército de esquálidas guerreiras que capturam os iinimigos, os estrafegam enquanto os violam, para obter a última ejaculação dos muribundos. Uau. E aos filhotes nascidos dessa "relação" serão dados os atributos de deuses. Um exército de loucos esfaimados. Bom, quem neles manda não se dá ao trabalho de os alimentar. Que comam, pois, as vítimas das cidades conquistadas...uma horda de imensa de canibais subnutridos? Podem crer. Grande Erikson.

      Eliminar
    5. Ois Barreiros,

      os vossos comentários (ubik incluído) são sempre uma mais valia para nós todos pois vem sempre acompanhados de excelentes sugestões, obrigado pois fica registado ;)

      Abraço

      Eliminar
    6. E pelo que sabemos a SDE tem os direitos do Erikson mas duvido que venham a ser publicados por cá ;)

      Eliminar
  14. Oi Fi, gostei de sua opinião, mas me deixou com pesar, pois apostava nesse livro, mas depois de sua opinião não irei mas lê-lo. Agradeço por sua opinião, q sempre confio.

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Já se sabe que nas opiniões cada um tem a sua, até podes gostar muito, tenta ler :D

      Bjs e obrigado pela confiança :)

      Eliminar
  15. Olá Fiacha!

    Tenho pena que o livro não tenha superado as expectativas. Fiquei com ideia que pelo Cantinho andavam todos ansiosos com o lançamento deste livro e cheguei a ficar curiosa. Realmente é uma pena a editora não continuar a apostar em autores que já deram mostras da sua qualidade para apostar em autores que, bem.... Talvez estejam apenas a tentar cativar um público mais jovem. Como tu dizes, para quem não esteja habituado a ler Fantasia este é um bom livro. O problema é que vocês já leram muito mais e muito melhor. Ainda assim, dou-te os parabéns pela opinião sincera. Não se pode gostar sempre dos livros, mesmo que sejam oferecidos por parcerias.

    beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sofia,

      Talvez seja esse o meu mal, já li algumas coisitas e no meu entender há muita coisa melhor, mesmo para um publico mais juvenil :)

      Sim tenho que ser sincero isso já sabes e acredito que as editoras preferiam assim :)

      Bjs e boas leituras...não trabalhes muito eheheh

      Eliminar
  16. Olá amigo :)
    Fantasia é sempre o género que prefiro ler e escrever. Não deixa de me interessar porque apesar das semelhanças entre histórias já conhecidas, é a narrativa que marca a diferença.
    Sendo um livro juvenil e lido após conheceres tão boas histórias é natural que esta não te tenha convencido :) Há muitas histórias baseadas no LOTR pelo enorme mundo criativo que ele gerou.
    Não sei se o irei ou não, mas fica a opinião que terá o seu peso na hora de escolher. Acredito que haja sempre algum momento de uma qualquer história que valha a escolha de um livro.
    Boas leituras :D beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sem duvida que já ter lido algumas coisas me influência, até já li algumas coisas com semelhanças ao Tolkien e me agradou, quem sabe não te possa agradar, caso queiras ler é só dizer :D

      bjs e boas leituras

      Eliminar
  17. Olá, amigo Corvo! Pois é, meu medo de ler o livro era - e ainda é - justamente o fato de ser mais uma cópia. Vi muitas críticas positivas, mas todas falavam exatamente o que você bem disse aqui.

    Abs e ótimas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Cassy,

      Se vieres a ler vou ficar curioso em saber a tua opinião, pois sei que já leste MUITA fantasia :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olha, fiquei bem intrigada e interessada em ler o livro sim, Fiacha. Vou colocar na lista e ver se acho na livraria daqui.

      Obrigada pelo MUITA fantasia. Quem me dera. hahaha Vcs portugueses estão anos-luz de nós, mas aos poucos a brasileirada vai avançando na vida literária. rsrs

      Eliminar
    3. Já estão bem superiores a nós é só dar mais um tempinho ;)

      Eliminar
  18. Olá Fiacha,

    Por acaso este livro nunca me seduziu, e agora tenho a certeza que me passará ao lado. Mas é sempre triste, quando temos algumas expectativas para um livro e depois saem furadas... Melhores livros virão :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Nádia,

      Sem duvida estou a ler um atualmente que é muito bom e segue-se Yasmina Khadra ;)

      Bjs

      Eliminar
  19. E eu que tinha curiosidade com o livro... parece-me que me vou ficar por aí ;) Óptima opinião Fiacha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Ana,

      Tens ai muitos livros de fantasia com muito mais qualidade é um facto :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  20. Olá Fiacha.
    O meu género favorito é a fantasia como bem sabes e não desgostei da sinopse. Possivelmente a saga (ou o que seja) poderá melhorar nos livros seguintes. Eu gostava de apostar.
    Beijinhos

    Luísa Bernardino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Posso dar-te o livro, independentemente de querer ler os seguintes, é combinarmos :D

      Bjs

      Eliminar
  21. Olá :)
    Não conhecia o livro e depois da tua opinião também não fiquei com vontade de o ler. Gostei da tua opinião sincera!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sara,

      Tem que ser, temos que dizer o que pensamos ehehe

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  22. Olá,
    Adoro o género fantasia mas esta sinopse não é cativante. E com a tua opinião este livro parece-me cada vez menos atractivo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Há muita coisa boa publicada na Fantasia e que é superior a esta saga ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  23. Olá amigo Crovo,

    Ora então esta obra é um fiasco, estou a ver...
    É uma pena, pois até estava inclinada a experimentar. Assim sendo só lhe pego numa situação excepcional :/
    Tanto escritor bom para a editora investir, ai ai...

    Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Rita,

      É mesmo Rita, e eles até tem direitos de muito escritor com qualidade não entendo mesmo este tipo de aposta, mas esteja eu enganado e venda muito, mas penso que apostar em qualidade é sempre o melhor ;)

      Bjs e boas leituras que claro podes partilhar aqui no blog ehehe

      Eliminar
  24. Pois, mais uma saga e mais do mesmo.
    Realmente não percebo a SdE - será estratégia? Mas que estratégia? O mercado português suportará assim tantas sagas de fantasia deste tipo? Enfim, eles lá sabem. :(

    Cumprimentos Nortenhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Stark,

      Olha o Paolini vendeu a rodos e colocou muito jovem a ler, quem sabe a ideia possa ser algo identico, pois aquilo qualidade tem pouca :P

      Pois não sei, mas podiam optar por outros bem melhores ;)

      Jokas :D

      Eliminar
    2. Fiacha, o Paolini era um puto ranhoso com quinze anos que escreveu uma monumental bosta enquanto espremia as borbulhas. Teve a sorte de ter uma mãezinha rica que lançou uma inqualificável acção de promoção além de terem feito um filme, igualmente bostoso. E milhares de chocas e patetinhas cairam na esparrela. Colocou muitos jovens a ler? Claro, a ler Paolini. Esses jovens, terminada a leitura foram ler outras coisas? Nope. Foi uma moda de marchandising. Nada mais.

      Eliminar
  25. Olá,
    Eu até gosto de ler livros fantasia, mas este não me parece ser um a ler, principalmente depois da tua opinião.
    Enfim, não compreendo quanto têm escritores tão bons para apostar e optam por apostar noutros menos bons, mas pronto.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois sabores,

      Podes mesmo ter a certeza que a Editora detém direitos de escritores muito melhores mas a todos os níveis ;)

      tenta ver mais opiniões, pois sabes que isto varia muito de pessoa para pessoa ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  26. Olá Fiacha!!

    Ainda não tenho a certeza se gosto de fantasia para apostar nesta saga ou outra de fantasia. Ultimamente tenho fugido deste tipo de leitura nem tenho visitado o site da editora. Anda pouco interessante e só devo voltar a comprar quando encontrar um certo livro em promoção :P

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Catia,

      Fazes muito bem em tentar esperar por promoções, ser paciente compensa :D

      Esta saga duvido que gostasses, mais a mais andando a ler Martin :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  27. Olá amigo Fiacha,

    pois é...são decisões da editora que muito espantam, precisamente porque têm deixado de fora excelentes autores, que referes muito bem no teu texto. Gostava de saber quais estão a ser os índices de vendas deste livro, para poder ter uma ideia do seu sucesso aqui pelo país.

    Concordo com tudo o que dizes. Estou a ler também e as parecenças com O Senhor dos Anéis são por demais. São completamente descaradas até.

    Eu não desgosto do livro. A história é interessante, mas devia valer por si mesma e não ter ido beber tanto ao Senhor dos Anéis. A sequência é por demais igual e vários acontecimentos também e é isso que me faz estar um pouco desiludida com o livro.

    Gostei da tua opinião =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Bem as semelhanças com o "mestre" são demais mas isso são vários a faze-lo mas há outras coisas muito fraquitas por aqui, mas acaba e depois vejo a tua opinião.

      Vais ver o vilão que vai aparecer e como depois tudo acaba :D

      Tanta coisa boa que a editora tens os direitos de publicação, enfim...

      Bjs e espero que gostes mais que eu :)

      Eliminar
  28. Olá Fiacha.

    Estou realmente com pena. Comprei o livro mal o vi e agora estou de pé atrás com ele. Se é uma cópia do Senhor dos Anéis, não vou gostar de certeza. Sim, eu NÃO gostei do Senhor dos Anéis. Achei os livros demasiado descritivos. Considero a Robin Hobb, o Brandon Sanderson, o Joe Abercrombie (só para enumerar alguns) muito melhores escritores de fantasia que o Tolkien mas são gostos. Sendo assim, acho que este livro vai imediatamente para as minhas vendas =/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Bem já sabes como funciona as opiniões, mas pronto se já leste esses escritores que mencionas são mesmo muito melhores :)

      lol não perdes tempo :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  29. Olá, Fiacha!
    Quero muito ler esse livro do Brooks!
    Ótima resenha!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois,

      Fazes muito bem ainda assim tens ai fantasia bem melhor a meu ver :)

      Abraço

      Eliminar