segunda-feira, 1 de junho de 2015

"Slated - Reiniciada" de Teri Terry - Individual Editora (Lapis Azul)


Sinopse:

Kyla Davis está prestes a entrar numa nova vida. As suas memórias foram apagadas e, com elas, todo o conhecimento que tinha antes de ter sido Reiniciada. Como pena para um crime que, como tudo o resto, desconhece, tudo o que a identificava foi removido. Agora, Kyla tem à sua espera uma nova família e um novo início de vida, e a responsabilidade de cumprir tudo aquilo que esperam dela - caso contrário, as consequências poderão ser pouco agradáveis. Mas, mesmo enquanto se tenta adaptar à comunidade, Kyla começa a questionar. Há pessoas a desaparecer à sua volta e uma vigilância opressiva em que todos parecem estar apenas à espera que ela cometa o seu primeiro erro. E, algures por dentro, há memórias que lutam para surgir. Talvez ela não seja apenas a boa menina Reiniciada que todos lhe exigem que seja. Mas quem é, então?

Opinião por Rita Verdial:

Foi com surpresa e entusiasmo que vi surgir este livro no mercado português, praticamente sem aviso. Pois é, parece que ainda por aí uma nova editora, ainda de forma muito discreta, a investir em livros muito curiosos: Individual Editora, sob a chancela (?) Lapis Azul.

Ora, Slated - Reiniciada passa-se num futuro "quase" pós-apocalíptico, e digo quase porque o resultado deste mundo, em 2054 (foi o que me deu pelas contas), reflecte a solução encontrada pelo governo para erradicar o terrorismo e a violência, pelo menos no que toca ao Reino Unido. Claro que neste tipo de livros, já sabemos que as coisas não são bem assim, tão bem intencionadas e altruístas, e neste primeiro volume a autora faz-nos perceber isso, mas ainda sem nos revelar os motivos subjacentes a este Reinicio. Este termo refere-se ao processo de eliminar a memória e a personalidade àquelas pessoas que cometeram actos violentos, terroristas, criminosos, dando-lhes assim uma "nova oportunidade" de vida e reinserção na sociedade. Acontece que estas pessoas, jovens até aos 17 anos, passam a ser controladas por um dispositivo que as pode vir mesmo a matar, caso se tornem agressivas, e têm de reaprender a fazer tudo, desde o mais básico, como o falar e o andar, e durante este processo são moldadas aos interesses do governos e dos Lordens.
No entanto, apesar da suposta boa intenção, o que se nota é que os Reiniciados são rejeitados pelas pessoas ditas normais, colocando-os um pouco à margem. Muitos odeiam-nos até e outros agem como se eles não existissem ignorando-os, alguns, aparentemente, por medo de represálias. 

Estamos portanto, a meu ver, perante uma sociedade hipócrita, que controla e oprime os seus cidadãos pelo medo, dirigindo o seu ódio aos reiniciados, que pelos vistos não são só ex. malfeitores, mas pessoas que por algum motivo não se encaixam nos seus padrões, desviando as atenções de algo maior (penso eu).

Achei o livro muito misterioso e intrigante. Com uma escrita simples, que permite uma leitura bastante fluída, de tal modo que nem damos pelas horas e páginas a passar.

Gostei de Kayla, a personagem principal, que como era de esperar é uma reiniciada diferente e que ao longo do livro a vemos passar da passividade, à dúvida e depois à vontade de agir, abrindo grandes expectativas para os volumes que se seguem. As personagens secundárias, tal como a história são muito intrigantes: a "Mãe" de Kayla e toda a sua importância por ser filha de quem é e a ideia que transmite de que talvez não seja a favor da sociedade em que vivem; o "Pai" de Kayla que inicialmente parecia um porreiro, mas que agora aparenta estar constantemente de olho nela a tentar decifrá-la (quem é ele afinal?); o professor de arte, o Sr. Gianelli, claramente contra as acções dos Lordens e com algum tipo de relacionamento com a "mãe" de Kayla (para onde terá ido?!); a Dra. Lysander, responsável pelos reinícios, mas cheia de enigmas e capaz de "fechar os olhos" a algumas coisas; Hatten ou Nico, alguém do passado de Kayla que a instruiu em matérias condenáveis e proibidas, de quem nada sabemos ainda; e o próprio Ben, um rapaz reiniciado, alegre que teve uma reviravolta e que agora me deixa a desejar saber o seu destino. E os terroristas que querem derrubar o governo? Quem são eles?

Muita curiosidade e muitas questões ficam no ar, deixando-me ansiosa pelo segundo volume desta trilogia, que espero, não tarde a ser publicado.

43 comentários:

  1. Olá Rita e Fiacha :)
    Fiquei muito curiosa com o livro tanto pela sinopse como pela tua opinião ;)
    Boa opinião ;)
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)
      Obrigada! Foi uma leitura que gostei muito. Apesar da escrita simples, a autora criou uma história que consegue manter-nos agarrados.
      Se vieres a ler o livro, espero que gostes ^^

      Beijinho

      Eliminar
    2. Ois F,

      Ainda bem que gostaste a Rita conseguiu despertar a curiosidade :)

      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Rita,

    Antes demais agradeço o teu comentário, nada como um encontro na feira do livro para que faças uma mensagem aqui no blog e a ideia surge por estarmos à conversa no stand da editora e ver-te elogiar tanto os livros, penso não ser este o único que gostas da editora :)

    Fico na ideia de ser um livro mais para o juvenil, mas que ainda assim deve ser uma bela distopia com muitos enigmas ainda por ser desvendados, estamos na presença do primeiro volume é normal que assim aconteça.

    Gostei bastante do teu comentário, confesso que fiquei curioso por ler este primeiro volume e isto já se sabe, lemos um livro de uma editora, quando gostamos muitos, ficamos mais atentos ao que publicam :D

    Parabéns pelo trabalho de divulgação, continua que já sabes que tens a porta aberta aqui no blogue ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Corvo :)

      Eu é que agradeço o teu convite para publicar opiniões neste teu cantinho. É com todo o gosto que o faço ^^

      Este é de facto um livro dirigido ao público Jovem Adulto, no entanto considero que se encaixa naqueles que valem a pena, pois a história é muito curiosa e a autora deixa-nos sempre com vontade de saber mais. Para além de que entre um livro mais complexo, sabe sempre bem um livro mais ligeiro, mas de qualidade.

      Agradeço as tuas palavras e fico contente que tenhas gostado. Em breve conto publicar a opinião ao "Incarnated" que li em inglês e que a Individual acabou de lançar por cá :)

      Beijinho e boas leituras!

      Eliminar
    2. Ainda bem que fazes com gosto e já sabes que estás à vontade, conto contigo para o novo livro da nossa querida Anne Bishop ;)

      Sim sem duvida, quanto tem qualidade acaba por se tornar uma boa leitura, fiquei com curiosidade se tiver oportunidade vou ler ;)

      Jokas

      Eliminar
    3. O novo livro da nossa querida Bishop está combinadíssimo, é só ele aparecer e eu ter oportunidade de o comprar ;)

      Beijinho*

      Eliminar
  3. Respostas
    1. É verdade, mas pelo menos, dentro do estilo, é dos decentes e que valem a pena, para quem gosta do género :)
      E pelo menos a mim, sabe-me sempre bem um livro mais ligeiro mas de qualidade, depois de uma leitura mais complexa.
      No entanto também gostava de ver outros livros de fantasia a serem publicados cá em Portugal, mas já sabemos como andam as coisas *suspiro*

      Eliminar
    2. Vamos ver pelo menos está a ter boa aceitação de quem lê, o mais importante, vou estar atento ao que a Editora publica :)

      Eliminar
  4. olá Fiacha e Rita

    pois aqui está uma excelente leitura, um futuro próximo, e onde a situação relatada pode acontecer.

    Uma leitura cativante, apesar de ser YA tem qualidade na escrita e na história.

    A personagem Kyla é certamente um mistério para o leitor, a história desenrola-se a um ótimo ritmo com twists variados e onde o leitor não sabe em quem confiar.

    Fiquei surpreendida com a qualidade da história e da escrita, mais uma autora que estou a seguir

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elsa ^^

      Obrigada pelo teu comentário. Concordo com o que dizes e espero em breve ficar a saber o resto da história!

      Beijinho e boas leituras!

      Eliminar
    2. Estão cada vez a deixar-me mais curioso, isso é cruel :D

      Eliminar
  5. Olá Rita e Fiacha. :)

    Este livro por acaso quando saiu chamou-me à atenção pela capa e porque sabia que tinha opiniões muito boas lá fora. Pelo que percebo, pela opinião da Rita, até parece ser intrigante e gostei da forma como a Rita o descreveu, pelo que fica debaixo de olho, sem dúvida. :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita ^^

      Realmente gostei muito do livro, mantém-nos agarrados e sempre curiosos e com muitas perguntas! Ainda por cima acaba de uma maneira que dava jeito ter a continuação ao pé :p
      Acho que vale a pena o investimento e até tem um preço interessante face aos valores mais comuns praticados.

      Beijinho e boas leituras!

      Eliminar
    2. Olá Rita, bem aparecida :)

      Verdade o comentário da Rita deixou-me curioso, vamos ver se tenho oportunidade de ler ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá Rita e Fiacha.

    Olha a opinião deixou-me curioso, apesar de não ser a minha onda. :P Foi a Cátia quem me falou deste livro, quando viu alguém com ele no trabalho dela e eu fui logo pesquisar o que era. Em pouco tempo comecei a ver o livro em tudo o que é sítio, até nos Pingos Doces, o que só mostra que a editora está a ter um excelente trabalho de divulgação.
    :D
    Beijinho, abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      É verdade, acho que está a ser feita pelo menos alguma divulgação, o que é muito positivo. A Individual a continuar assim ficará com um catálogo muito interessante.
      Se vieres a ler o livro espero que gostes ^^

      Beijinho e boas leituras!

      Eliminar
  7. Olá Fiacha,
    Estou muito curiosa com esta saga, e ao ler a tua opinião ainda fiquei mais. Tenho mesmo que ler.
    Beijinhos e Boas leituras.

    ResponderEliminar
  8. Desculpa Rita Verdial, agora é que reparei que foste tu que lês-te o livro, gostei muito da tua opinião.
    Tenho que ler a saga.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem problema nenhum Carla, obrigada ^_^
      Espero que gostes do livro!

      Beijinho e boas leituras!

      Eliminar
    2. Ois Carla,

      Estou contigo, fiquei com vontade de ler :D

      bjs

      Eliminar
  9. Olá Rita e Fiacha.
    Gostei bastante da sinopse e gostei ainda mais da opinião da Rita. Muito completa e para quem não conhece acho que divulgou muito bem o livro. Este vem comigo no Verão.
    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Luisa,

      Sem duvida que a Rita deixou-nos curiosos, fazes bem :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Luisa,

      Obrigada, espero que também gostes da história ^^

      Beijinho e boas leituras!

      Eliminar
  10. Olá Rita,

    Estou mesmo curiosa com este livro!! A forma como exploraste mais a história neste comentário fez-me querer lê-lo ainda mais.
    E a Individual parece-me uma editora bem interessante... vamos ver :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia,

      Obrigada, fico contente ^^
      É verdade, a Individual está a surpreender e eu espero que assim continue.

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. Ois Nadia,

      Estou a ver que a Rita está aprovada para publicar aqui no blog eheh e quanto à Editora só desejo que tenha sucesso, vamos ver o que irá publicar, confesso que só conheci graças à Rita no FB, calhou vermos o stand deles na Feira do Livro :)

      Bjs

      Eliminar
  11. Olá Rita e Fiacha

    Pois eu bem ouvi a vossa conversa na FL sobre este livro. Mas confesso que não fiquei muito entusiasmada na altura.
    Gostei bastante de ler o teu comentário mas penso que não será uma leitura que farei nos tempos mais próximos, talvez porque não façam muito a "minha praia".
    Mas não deixo de louvar a divulgação e pelos vistos falamos de uma nova editora que tem muito para oferecer, certamente e com bastante divulgação, assim me pareceu.

    Beijinhos e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, olá, obrigada ^^

      Claro, não temos todos os mesmos gostos e livros mais juvenis, ou com esta temática não interessam a toda a gente, é perfeitamente natural :)
      A divulgação é sem dúvida importante, e da minha parte não me custa nada dar o meu pequeno contributo à editora, que acho que merece. Mesmo que se continue a dirigir a um público alvo mais jovem, o importante é que o ponha a ler obras pelo menos deste nível.

      Beijinho e boas leituras!

      Eliminar
    2. Ois São,

      Pelo menos a Editora pareceu ser muito acessível e pelo menos na comunicação estiveram bem e muitas vezes estes livros enganam até pode ser uma excelente leitura, nada com experimentar :D

      Bjs e até à próxima que deve ser no Forum Fantástico :)

      Eliminar
    3. Rita
      Eu gosto de livros juvenis :) aliás tenho lido excelentes obras que estão indicadas par um publico juvenil. O último comentário que fiz no meu blogue foi precisamente um livro juvenil que gostei. Tenho a trilogia do Scott Westerfeld - Leviathan, não sei se conheces, que tenho muito curiosidade.

      Sem dúvida que a editora merece, pois assim como o Fiacha refere foram bastante simpáticos e estiveram muito bem, super comunicativos e sempre que o possamos fazer, é sempre bom promovermos estas editoras :)
      beijinhos

      Eliminar
  12. Olá!

    Já ouvi falar muito deste livro. Estou algo curiosa com a história.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,

      Se vieres a ler o livro espero que gostes. A forma como a história nos vai sendo apresentada, sem revelar e explicar logo tudo, é muito interessante.

      Beijinho e boas leituras!

      Eliminar
    2. Ois Isaura,

      Já tinha visto algo mas não muito, ainda assim este comentário da Rita deixou-me curioso :)

      Bjs

      Eliminar
  13. Olá,
    Gostei muito de ver a tua opinião e se antes já andava de olho no livro agora ainda fiquei mais curiosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Tânia,

      Sem duvida que o comentário da Rita desperta a nossa curiosidade :)

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Tânia,

      Fico contente, obrigada! Espero que gostes do livro :)

      Beijinho e boas leituras

      Eliminar
  14. Olá Fiacha! Olá Rita =)

    Já andei a ver este livro e, apesar de não ter ficado encantada com a sinpose, vejo que devo dar-lhe mais atenção e investigar mais este livro que, pela tua opinião, é bem interessante!
    Passa lá pelo Imaginário =)

    Beijinhos para os dois e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Lamora,

      às tantas ainda estamos a perder um livro excelente :D

      Bjs

      Eliminar
    2. Olá :)

      Proporcionou-me uma boa leitura sem dúvida, e deixou-me curiosa para os seguintes volumes. Espero que o 2º não demore muito tempo a sair.

      Beijinho e boas leituras!

      Eliminar
  15. Ola!
    Tudo bem?
    Esse livro parece bem interesante. Vou ponher ese livro na minha lista de próximas leituras.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijinhos de Espanha e boas leituras! :)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigada :)
      O livro é muito interessante, acho que vale a pena.

      Beijinho e boas leituras!

      Eliminar