terça-feira, 29 de dezembro de 2015

A Revolução da mulher das pevides" de Isabel Ricardo


Sinopse


Os exércitos de Napoleão ocupavam Portugal. Uma mulher, armada apenas da sua beleza e argúcia, vai despoletar a revolução para os expulsar 


Perante os canhões e as balas dos exércitos franceses, Ana Luzindra só tinha uma arma: a sua beleza. Mas a beleza também pode ser mortal.

A Revolução da Mulher das Pevides transporta-nos para os anos de terror das invasões francesas. A morte e a crueldade marchavam lado a lado com os exércitos veteranos de Napoleão. E enquanto a Família Real fugia para o Brasil, o povo ficava para suportar todo o tipo de humilhações.
Na vila da Nazaré, Ana Luzindra é parteira de profissão e uma mulher simples. Para fazer frente aos canhões e balas dos franceses só tem uma arma: a sua estonteante beleza. Atraindo-os, um a um, para a morte na calada da noite, a jovem inspira toda uma comunidade e pegar em pedras e paus para expulsar os invasores.
A Revolução da Mulher das Pevides, expressão da Nazaré que significa “algo insignificante”, foi tudo menos isso: pelo sobressalto que pregou aos franceses, e pela posterior vingança desproporcionada que estes praticaram sobre a Nazaré, acabou por ser um dos momentos mais importantes da invasão, e inspiraria o longo e árduo caminho dos portugueses e aliados até à derradeira vitória sobre as tropas do temível Napoleão.

Opinião:

Bem, antes de mais queria referir que nesta segunda quinzena do mês de Dezembro, deu-me uma preguiça imensa, no que a leituras diz respeito (não sei se vos acontece o mesmo volta e meia) o que fez com que me tenha atrasado na participação da leitura conjunta, pelo que desde já tenho de pedir desculpas à escritora e claro agradecer-lhe a sua participação, sempre uma mais valia para todos.

O livro veio confirmar todas as qualidades que já tinha encontrado no livro "O último conjurado". Um trabalho de investigação sério e bem desenvolvido, com diferentes pontos de vista, com diversas personagens que foram reais, apresentando uma escrita fluída, onde podemos encontrar momentos de nos fazer rir e momentos de muita crueldade.

Gostei de um modo geral das personagens, foram bem construídas e desenvolvidas sendo a minha preferida o Rodrigo. Por outro lado apreciei bastante a forma como a escritora encerra este primeiro volume, já lia a continuação.

Deu-me imenso prazer ver as referências e a abordagem que a escritora efetuou sobre o povo da Nazaré, pois como vivo ali perto sem duvida que me identifiquei com a linguagem utilizada, tal como o facto de muita da ação se passar em locais por onde costumo passar com regularidade, como a Roliça ou mesmo O Sitio na Nazaré onde se come um belo peixinho.

Um livro que funciona bem como romance histórico, mas acima de tudo acaba por ser uma espécie de homenagem que a escritora faz a tanta gente que lutou pela liberdade de Portugal, com coragem, determinação, humildade. passando imensos sacrifícios mas que é um povo que acabou por merecer o respeito dos seus invasores, nunca se deixando subjugar.

32 comentários:

  1. Olá Fiacha,

    Foi sem dúvida uma excelente leitura. Eu também sofro de preguiça, de vez em quando, mas normalmente sou atacada por essa maleita no verão.

    Eu não conheço a nazaré, com muita pena minha. Mas depois de ler este livro, já informei o senhor namorado que no próximo verão não se escapa de me levar à praia lá. Curiosamente é das praias mais perto de Castelo de Vide (acho que não chega a 2h de viagem) e eu acabo sempre por ir para a zona da comporta.

    Estou como tu: também já lia a continuação. Já me lembrei de perguntar à Isabel se tem alguma coisa trabalhada para um segundo livro. Era uma boa aposta para a sde, sem dúvida.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Sem duvida que valeu bem a pena e a Isabel é sempre uma excelente companhia, disponível para nos esclarecer e partilhar algo que queiramos saber.

      Aperta com ele a Nazaré vale bem a pena conhecer, tal como lá o alto onde fica o Sítio que tens uma vista muito bonita e comece lá muito bom peixinho :D...Mas tens outras coisas bem bonitas para conhecer nestas bandas, como Foz do Arelho, Sâo Martinho do Porto, Peniche, Baleal e por ai fora, vais ter um dia (s) bem passado (s) ;)

      Ai a preguiça atacou mesmo forte, espero responder a estes comentários e começar a ir aos blogues amigos :D

      Sim venha o próximo eheheh

      Bjs e bom ano :)

      Eliminar
  2. Olá Fiacha
    Este ano posso dizer que fui muito preguiçosa. Porque li muito pouco.

    Com muita pena minha não participei na leitura. Mas não deixarei de ler o livro. Gostei da Sinopse acho que o livro tem os elementos exenciais para nos proporcionarem um bom momento de leitura. Achei o título estranho mas a sinopse explica o mesmo. Acho que foi óptimo terem-no feito.

    Espero ter a oportunidade de ler este livro em breve.
    Beijinhos e um ano de 2016 cheio de conquista e muita leitura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Bem é que deu-me mesmo forte, mas espero dar a volta com o ano novo, felizmente foi a última quinzena de dezembro :D

      Fazes bem pois o livro vale bem a pena, ainda te o enviou para ai :D

      Bjs e obrigada amiga, igualmente para ti, tenhas um excelente ano de 2016 :)

      Eliminar
  3. Olá Fiacha
    É, sem dúvida, uma excelente leitura =)
    Também eu pegava já na continuação.
    Bjs e Boas Festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      E a nossa amiga Isabel ajudou ehehehe a ver se sabemos quando vamos ter a continuação cá fora :D

      Bjs e bom ano ;)

      Eliminar
  4. Olá Fiacha,
    Como eu compreendo essa preguiça. Estes dias também têm assim cá por estes lados.
    Já vi que vale mesmo a pena ler livros da Isabel. Tenho mesmo que ler então!
    E conheço bem a Nazaré:) sou de Santarém, ia lá muitas vezes.
    Beijinhos e boas leituras é bom ano :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Isaura,

      A mim volta e meia acontece mas este tempo todo não estava à espera, mas vou dar a volta com o inicio do ano novo :)

      Sim tens que ler, vais gostar seguro e ajudas a divulgar a escritora, que prova que temos escritores lusos muito talentosos ;)

      A Nazaré vale sempre a pena visitar volta e meia, gosto de ir lá dar uma volta, sabe sempre bem :)

      Bjs e bom ano :D

      Eliminar
  5. Olá Fiacha,

    pois já tinha visto a opinião da maria Rita, e não posso deixar passar esta leitura. Certamente que vou adorar, obrigada por ma teres relembrado.

    Desejo-te um excelente ano de 2016

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Elsa,

      Fazes muito bem, depois vou ler a tua opinião com muita curiosidade, vais gostar sim :)

      Bjs e igualmente tenhas um excelente ano de 2016

      Eliminar
  6. Olá Fiacha
    Este ano posso dizer que fui muito preguiçosa. Porque li muito pouco.

    Com muita pena minha não participei na leitura. Mas não deixarei de ler o livro. Gostei da Sinopse acho que o livro tem os elementos exenciais para nos proporcionarem um bom momento de leitura. Achei o título estranho mas a sinopse explica o mesmo. Acho que foi óptimo terem-no feito.

    Espero ter a oportunidade de ler este livro em breve.
    Beijinhos e um ano de 2016 cheio de conquista e muita leitura.

    ResponderEliminar
  7. Oi, Fiacha!
    Eu te entendo. Vivo passando por isso, na verdade. Ao menos uma vez no mês chega um momento em que não quero ler nada, só assistir algumas bobagens e ficar na internet. Costumo não me forçar a ler nesses casos... Se eu não tô muito afim, paciência, né?

    Sobre o livro, como posso adquiri-lo? Talvez o faça para encaixar na meta de leitura de 2016. Senti-me atraída, em especial por homenagear vocês. Não conheço Portugal, embora espere que um dia possa fazê-lo, e seria legal ler um romance histórico. Ótima resenha. Um maravilhoso 2016 pra ti!

    Até logo,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Celly,

      É isso mesmo fiquei sem muita vontade ate de vir à net rsrsr

      Olha podes adquirir através da editora, mas vou ser muito sincero os portes de envio daqui para o Brasil sao bem caros , às tantas ainda fica mais caro que o livro, não recomendo, quem sabe a SDE do Brasil publique por ai :)

      Obrigado, bjs e um excelente ano de 2016 :)

      Eliminar
  8. Olá amigo Fiacha,

    concordo com o que referes na tua opinião, que está muito boa, como sempre.

    Eu tenho notado que não andas tanto por aqui e já tinha estranhado... espero que esteja tudo bem.

    Gostei de participar na leitura conjunta e é sempre uma mais valia participar num evento destes, com a autora presente e tudo!

    Feliz Ano Novo! =)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Por acaso acontece-me o mesmo quando vejo alguém dum blog amigo não deixo de estranhar, mas pronto por aqui foi mesmo uma fase, espero que passe rápido :)

      Ainda bem que gostaste e claro agradeço a tua participação, quantos mais melhor :D

      Bjs e feliz ano novo :)

      Eliminar
  9. Olá Fiacha! Feliz ano novo ;)

    Eu entendo perfeitamente essa tua preguiça, acho que se passou comigo durante o último ano todo e também não consegui acabar a leitura conjunta. Ainda estou a meio do livro e estou a gostar muito. Já ri, tirei notas e é uma vergonha ainda não ter terminado. Espero esta semana acabar.
    A Isabel Ricardo é uma excelente aposta da Editora é muito talentosa para além de simpática e disponível.

    Beijinhos e boas leituras para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi miga,

      Igualmente para ti :)

      Sim acho que és uma das pessoas que me compreende ehehe, vejo pelo teu blog :D

      Ainda bem que estás a gostar e gostei muito como a escritora encerra este ciclo, se estás a gostar até aqui a parte final ainda está melhor :)

      Sem duvida, uma mais valia para a Editora ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá Fiacha, bom ano :)
    Ando super curiosa com este livro, pois pelo que percebi além de falar de uma mulher corajosa (adoro mulheres corajosas) foi passado aqui ao pé ;)
    Espero conseguir lê-lo ainda este ano...

    Não sei se isto que nos dá volta e meia é pura preguiça, ou se pura e simplesmente não estamos motivados para ler, por algum motivo, seja pessoal ou não encontrar à algum tempo nenhum livro que nos agarre daquela maneira que quase nos esquecemos de respirar...

    P.S - Ganhaste um mimo meu :)
    http://vamosdoarlivrosanossabiblioteca-pt.blogspot.pt/2016/01/top-comentadores-do-blog-premio-para-os.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Tens que ler e ainda vais ter diálogos à moda da Nazaré uma mais valia sem duvida :)

      Cruzes nunca me tinha dado tão forte e por acaso o livro até teve um final empolgante, mas sim nao me fez esquecer de respirar isso não :D

      Ai tenho que ir espreitar, alias tenho que ir a imensos locais, muito obrigado :)

      Bjs e bom ano novo :D

      Eliminar
  11. Olá Fiacha
    Ainda bem que gostaste. É um livro que quero muito ler :)
    Beijinhos e boas leituras
    E bom 2016 :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Sara,

      Fazes bem em ler pois vale bem a pena, passado em Portugal, com personagens lusas e no fundo conhecer um pouco mais da nossa história :)

      Bjs, boas leituras e tenhas um excelente ano novo :D

      Eliminar
  12. Olá Fiacha
    Ainda não me estreei com esta autora, mas pelos vossos comentários tenho de o fazer um dia destes.
    Gostei muito da tua opinião e parece-me um livro bem interessante :)
    Quanto à preguiça, nem me fales eh eh pois ao pé de mim estás muitíssimo activo e nada preguiçoso :D

    beijinhos e bom ano cheio de boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Caso queiras ler já sabes é só pedir e ai que desta vez deu forte ao corvo a ver se me recomponho :D

      Bjs, boas leituras e feliz ano novo ;)

      Eliminar
  13. Oi Fi, gostei muito de sua opinião, me deu vontade de ler o livro, quem sabe esse ano, não é?rs

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Amanda,

      Fazes muito bem, vale bem a pena :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  14. Boas Fiacha,
    A preguiça toca a todos, então em frente a uma boa lareira dá uma moleza uiui. Gostei de ler a tua opinião, parece ser bom o livro.

    Abraços e desejos de um excelente ano novo (Quem me dera que o SLB seja o campeão, deixa-me sonhar :) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luís,

      É mesmo mas pronto ano novo vida nova :D....Não sei se faz bem o teu genero mas vale sempre a pena saber um pouco mais sobre a bravura do nosso povo e como lutaram para ser independentes ;)

      Abraços e é isso mesmo que o nosso SLB se mantenha na luta :D

      Eliminar
  15. Mais uma vez, gostei de ler a tua opinião! Apesar de não gostar muito de históricos, já não é o primeiro que as tuas palavras me dão vontade de o ler!
    Vou deixar de ler as tuas opiniões, tens por hábito deixar-me um bichinho a roer-me e a influenciar-me para ler mais um, tou tramada!
    Obrigada!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois miga,

      Não faças isso os teus comentários são SEMPRE importantes para mim, não tenhas a menor duvida :D

      Bjs

      Eliminar
  16. Olá Fiacha :)
    Mais uma vez, boa opinião. Gostei muito da sinopse deste livro e parece ser super interessante.
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Obrigado espero que tenhas oportunidade de ler, vale bem a pena :)

      Bjs

      Eliminar