quarta-feira, 12 de outubro de 2016

"O Último Desejo" de Andrzej Sapkowski



Sinopse:

(...) uma perspetiva refrescante no género da fantasia." - Foundation 

O seu nome é Geralt de Rivia. Dizem que é um bruxo e um assassino sem misericórdia que vagueia pelo mundo à caça de monstros e predadores. Mas na verdade vive de acordo com o seu próprio código de conduta. A sua espada serve, em troca de uma recompensa, poderosos reis amaldiçoados, mas também os mais desfavorecidos.
Ao longo das suas viagens, Geralt encontra todo o tipo de criaturas – algumas saídas da mitologia eslava e dos contos populares dos irmãos Grimm – como vampiros e lobisomens, elfos, quimeras e estriges, trolls e génios que o tentam, satisfazendo todos os seus desejos.
Mas este é apenas o início das suas aventuras como viajante e feiticeiro que irá desafiar o destino num mundo em que criaturas de todas as raças coabitam numa paz precária prestes a despedaçar-se…


Criticas:

"Tal como China Miéville e Neil Gaiman, Sapkowski pega em velhos clichés e dá-lhes nova vida, oferecendo-nos uma perspetiva refrescante no género da fantasia."-Foundation

"Sapkowski tem um talento fenomenal para a narrativa e enredo, conseguindo criar uma atmosfera sugestiva e construir o suspense sem perder nunca o sentido de humor ligeiramente cínico e brilhante."-Jacek Sieradzki, Polityka

"Sapkowski é muito bom a criar personagens imaginativas e interessantes com níveis de profundidade raros... O Terceiro Desejo é um livro que entretém imenso com as suas histórias dominadas por melancolia e sentido de humor."-The Wertzone


"O universo do The Witcher é um dos mais detalhados e bem explorados na fantasia moderna, oferecendo inúmeras ideias ricas... As relações complexas entre as personagens enriquecem um universo já de si complexo."-B&N


"O Terceiro Desejo de Sapkowski é uma obra centrada no bruxo Geralt de Rivia - um feiticeiro pertencente a uma rara espécie que caça monstros e que é temido pelos inocentes. Combinando os mitos e folclore eslavo, belas princesas e demónios astutos, o autor oferece-nos uma leitura de grande deleite."-Waterstones


"É a sua experiência do mundo combinada com os seus poderes em batalha que tornam Geralt de Rivia numa personagem tão cativante."-Edge

Opinião:

Depois de partilhar esta sinopse e estas criticas vale a pena dizer mais alguma coisa ? 

Nunca pensei gostar tanto deste livro, do melhor que li publicado pela SDE neste género literário e como a editora publicou grandes obras de fantasia, parabéns por mais esta grande aposta.

Gostei muito quer a nível da escrita, que nos cativa e envolve de tal forma que estamos sempre desejosos de saber como cada aventura acaba, quer a nível de personagens (logo no primeiro conto é-nos feita uma boa descrição de quem é Geralt), tal a qualidade que nos é apresentada em cada conto e a forma como elas são desenvolvidas. A somar a tudo isto, é-nos oferecido um universo rico e muito variado.

Muitas vezes sou crítico aos elementos de fantasia apresentados nos livros, pois tiram um pouco de veracidade à história ou acabam por ser mal aplicados, não acrescentando mais valias ao enredo, mas aqui a fantasia é muito bem explorada e apresentada, de forma muito criativa. Foi sem duvida uma das mais valias do livro, mesmo não apresentando monstros muito diferentes do habitual.

Um livro que recomendo a todos sem reservas, em especial aos amantes de fantasia, só desejo que faça muito sucesso e que os livros seguintes não demorem a ser publicados.

22 comentários:

  1. Olha se não fosse a tua opinião este livro passava-me completamente ao lado, apesar de já o ter promovido no blogue. Vou pensar se não o mando vir.
    Boa opinião, abraço
    noticiasdezallar.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Não tenho a menor duvida que conseguirás divulgar o livro de uma forma muito mais competente e sem a menor duvida que vais gostar pois está muito bem desenvolvido ;)

      Abraço e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá amigo Fiacha!

    Era para ter pedido este e acabei por pedir outro! Mas agora vou querer lê-lo também, porque fizeste-me ficar cheia de curiosidade.

    Excelente opinião!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Fico contente que possas ajudar a divulgar este livro, vale muito a pena e tenho a certeza que vais gostar ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Boas Fiacha, mais um leitor que ficou com bastante curiosidade depois de ler a tua opinião, quem diria que um livro com o titulo mal traduzido poderia ser tão bom xD

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Se tiveres oportunidade lê vale muito a pena e o titulo está muito bem conseguido, tens que ler para perceber :D

      Abraços

      Eliminar
  4. Para quem não gosta de contos ficaste fã.
    Eu li a edição da Livros do Brasil, na colecção Argonauta Gigante e apesar de já não me lembrar de muito sei que também gostei muito. Acho que está na altura de refrescar a memoria, mas com esta nova edição (para ser diferente).

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Verdade mas fiquei com vontade de continuar a ler mais :D

      Boa sempre era uma forma de o divulgares tambem, este é que é o tipo de escritor que vale a pena ser publicado, parece a SDE antiga ;)

      Abraço

      Eliminar
  5. Olá Fiacha,
    Ainda bem que gostaste.
    Quero ver se o leio.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Gostei muito, se tiveres oportunidade lê, vale bem a pena :)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá, Fiacha,
    pronto, mais um livrinho para a wishlist :D deu para perceber como te maravilhou :D

    beijnhos e que venham mais boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Fazes bem, vale muito a pena e sem duvida que me surpreendeu pela positiva ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Mesmo antes de ler a tua opinião já era um livro que tinha acrescentado à minha wish dado que é do género que mais aprecio, mas agora, fiquei ainda com mais vontade de o ler,aliás mais é pouco para definir o meu desejo!
    Obrigada por mais uma excelente opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      E fazes muito bem, um livro muito bom e que te vai agradar não tenho a menor duvida ;)

      Bjs e obrigado pelo apoio :)

      Eliminar
  8. Olá amigo
    Gostei sim...da sinopse, das críticas e da tua opinião. É mais um para a minha lista!? Ai ai
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Luisa,


      E ficas muito bem servida só te digo, fantasia da boa :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  9. Esse livro está na minha lista faz tempo e com uma opinião de alto nível como a tua, com certeza, vou ter que adiantar a leitura dele. Abs e ótimas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Faz muito o teu genero, vais adorar :)

      Abraços e boas leituras

      Eliminar
  10. Olá Fiacha
    Mais um livro que tenho de ver se arranjo para ler :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Fazes muito bem, vale bem a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  11. Olá,
    Dá para perceber que este livro te cativou mesmo e ainda bem!
    Confesso que não conhecia, mas vou ficar de olho e se a editora continuar a apostar na série sem demorar muito a dar-lhe continuidade, talvez pegue nele. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Gostei muito sim, se tiveres oportunidade lê que vale bem a pena ;)

      Bjs

      Eliminar