domingo, 16 de outubro de 2016

"Os Venenos da Coroa" de Maurice Druon


Sinopse:

Apenas alguns meses depois da morte de Filipe, o Belo, os conflitos, as intrigas, os ódios e a luta pelo poder ameaçam submergir a França numa instabilidade devastadora. O legado de 3 décadas de eficácia administrativa, económica e política escapou-se como água por entre as mãos de Luís X, que permitiu que a confrontação entre ministros burgueses e nobres conservadores se saldasse pela perda do domínio das províncias.

Estava-se no verão de 1315. De acordo com o cognome por que é conhecido na corte, Luís, o Teimoso, começou a regência com a obsessão de se livrar da mulher, Margarida de Borgonha, e de sentar a seu lado uma nova rainha. Com Margarida assassinada e a bela princesa Clemência, da casa de Anjou-Sicília a caminho, vinda de Nápoles, para se tornar rainha de França, Luís X parece preparado para assumir a responsabilidade pelo seu reinado.

No entanto, num alarde de grandeza, próprio de quem tem o poder, mas não a capacidade de o conservar, o rei envolve-se numa guerra absurda contra o conde da Flandres, enquanto o seu povo morre de fome.

No Mediterrâneo, as tormentas mergulham os pensamentos da futura rainha Clemência nos mais negros presságios. O veneno volta a correr nas veias de França, e nada parece poder evitar que venha a ameaçar a Coroa.

Descubra Os Venenos da Coroa, o segundo volume da a saga de Os Reis Malditos que inspirou os livros de George R. R. Martin, autor de A Guerra dos Tronos.

Opinião:
Que grande leitura! Sério candidato a livro do ano. Sinceramente mais parecia que estava no universo de Westeros tal a semelhança na escrita e nos enredos criados por George Martin, apenas faltaram os elementos fantásticos e mesmo assim até se encontram aqui situações muito bem introduzidas como a previsão de que determinadas personagens vão morrer.

O livro está muito completo, com personagens muito cativantes, misteriosas e bem desenvolvidas. A escrita é fantástica, quem conhece o estilo de escrita de George Martin percebe o que quero dizer. Quanto ao enredo está repleto de guerras pelo poder, conspirações, escândalos, traições, reviravoltas, mas tudo escrito de uma forma que nos faz suspirar por saber mais a cada página que vai sendo lida. Se tudo isto é verdade, por outro lado, acabamos por perceber bem o que está em jogo pois o escritor vai fornecendo informações sem nunca tornar a leitura descritiva.

O livro foi muito bem encerrado, fecha-se um ciclo e abrem-se novas perspetivas, ficando o leitor com muita curiosidade por saber que rumo o escritor tomará, deixando em aberto vários caminhos e com a curiosidade de saber que papel terão ainda os Templários, os banqueiros Napolitanos, quem será o eleito para governar a coroa? Tenho mesmo que ficar por aqui para não efetuar nenhum spoiler.

Que os livros seguintes sejam publicados em breve. É do melhor que tenho lido a nível de Romance Histórico e uma coisa é certa: quem gosta de George Martin vai adorar este escritor. A não perder!

Mais que recomendado, de leitura obrigatória, mais uma grande aposta da Editora Marcador.

14 comentários:

  1. Boas Fiacha,
    tenho muita vontade de começar esta série, quando apanhar o primeiro livro em promoção a ver se não o deixo escapar. Adoro a capa deste segundo volume :D

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Sei que gostas de Martin, será esta serie melhor ? Descobre ;)

      Abraço

      Eliminar
  2. Olá amigo Fiacha!

    Tenho para ler e estou muito curiosa! Li o primeiro o ano passado, por esta altura, e gostei imenso! Espero que seja também uma grande leitura e pelo que dizes, vai ser =)

    Excelente opinião, como de costume!

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie,

      Se já leste o primeiro (penso que foste tu que me alertaste para a qualidade destes livros) vais adorar este segundo volume, muito bom ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá amigo!
    Possa, deixaste-me KO. Li a sinopse e vou dizer-te o que me passou pela cabeça. "Olha mais um romance histórico para encher chouriços". Não me disse grande coisa a sinopse. Depois vens tu com este comentário. Até comparas a Westeros. Fiquei de facto surpreendida. Assim terei de dar oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :D

      Se um dia leres estes livros e espero que sim, vais compreender porque comparo a Westeros, é que está lá tudo a serio ;)....são outros personagens, outro enredo mas a escrita a forma de desenvolver a "história" tem tantas semelhanças...depois dizes-me ;)

      Bjs e muito obrigado por nunca falhares aqui no blog um comentário, uma ajuda mais importante do que possas pensar "venia"

      Eliminar
  4. Viva! Percebo perfeitamente a comparação a George R. R. Martin, até porque é sabido que ele se inspirou nesta série para as Crónicas de Gelo e Fogo, e é grande fã de Maurice Druon. Sem dúvida, o melhor escritor de romance histórico que já li, apesar do Bernard Cornwell também ser excelente.
    Boa opinião, abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Grande livro sem duvida espero que os seguintes não demorem e concordo Cornwell é igualmente um grande escritor dentro do género ;)

      Obrigado e abraço

      Eliminar
  5. Olá Fiacha
    Não conhecia mas já vi que merece mesmo ser lido.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ois Sara,

      Sem duvida, não deixes passar ao lado ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá Fiacha,
    Esta é uma série que já ouvi muito bem mas não sei se a vou ler por ser precisamente, mais uma série e já tenho muito que ler eheheh
    Mas a tua opinião só veio confirmar que é uma boa série.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Olha que vale muito a pena podes ter a certeza disso :)

      Bjs

      Eliminar
  7. Olá Fiacha,
    Tenho ouvido falar muito bem destes livros. Embora não seja a minha onda como gostei da Guerra dos Tronos talvez lhe dê uma oportunidade.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Se gostas de Martin gostas de Druon sem a menoe duvida, vale muito a pena ;)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar